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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Um modelo espacial para análise e ensino de escolas de pensamento estratégico
Título(s) alternativo(s): Revista de Administração Pública
Autor(es): Quintella, Rogério Hermida
Cabral, Sandro
Autor(es): Quintella, Rogério Hermida
Cabral, Sandro
Abstract: Este artigo propõe a construção de um modelo analítico das escolas de pensamento estratégico, observando a diversidade das correntes que compõem o campo da estratégia. Desta forma, contribui para uma melhor tipificação e identificação das distintas abordagens existentes, o que é bastante útil tanto para o ensino quanto para o exame das questões estratégicas. Com base na literatura, estabelece as dimensões de análise mais importantes e explicativas para descrever, estudar e ensinar os diferentes enfoques da administração estratégica. O resultado é um modelo dimensional adequado à comparação das escolas de pensamento contemporâneo sobre o tema. O arcabouço analítico desenvolvido é utilizado para o exame e a discussão do posicionamento das 10 diferentes escolas de pensamento identificadas por Mintzberg, Ahlstrand e Lampel em seu livro Safári de estratégia. De forma visual e didática, o modelo desenvolvido permite a observação das diferenças entre as escolas de pensamento estratégico, contribuindo para a tipificação dos diferentes autores da área. Por fim, o modelo facilita a elucidação da propalada polêmica entre dois expoentes do pensamento estratégico: Mintzberg e Ansoff.
Palavras-chave: estratégia
escolas de pensamento estratégico
escolas de Mintzberg
ferramenta de análise
modelo espacial
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1641
Data do documento: 2007
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