Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16315
Tipo: Dissertação
Título: A integração de recursos históricos aos geológicos no resgate da construção Paleogeomorfológica e Paleovisual litorânea - o caso de Salvador, Bahia
Autor(es): Silva Filho, Rubens Antonio da
Autor(es): Silva Filho, Rubens Antonio da
Abstract: O resgate paleovisual pré-interferência antrópica, via integração às Geociências de dados e informações recolhidos a partir de fontes históricas progrediu ao longo do século XX. A orla da Cidade do Salvador, na Bahia de Todos os Santos, é um sítio no qual estão presentes paisagens-símbolo que agregam geoformas e referências histórico-culturais. Dispõe de múltipla documentação histórica, fruto do seu assento como capital colonial, que revela muitas e amplas intervenções antrópicas, especialmente na sua orla. É uma localidade apropriada para a associação das técnicas de trabalho geocientíficas e históricas. O resgate do seu paleovisual, para a Cidade do Salvador, oferece as referências necessárias que permitem a elucubração sobre a evolução costeira submetida a uma intervenção antrópica grave, melhor dimensionando as suas conseqüências. Provoca nos observadores a consciência das ações antrópicas do passado e do impacto que essas provocaram, oferecendo um recurso adicional, atualmente inexistente, à população e às autoridades emanadoras de decisões.
Palavras-chave: Geologia costeira
Geoarqueologia
História
Paleogeografia
Paleogeomorfologia
Urbanização
Salvador
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16315
Data do documento: 6-Out-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PGGEOLOGIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RUBENS ANTONIO DA SILVA FILHO.pdf22,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.