DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Ciências Contábeis >
Artigos Publicados em Periódicos (Contábeis) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1627

Title: Gestão do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis e o Currículo como Instrumento de sua Concretização
Other Titles: Revista de Contabilidade da UFBA
Authors: Guimarães, Isac Pimentel
Slomski, Vilma Geni
Gomes, Sônia Maria da Silva
Keywords: Gestão do conhecimento;Projeto Político Pedagógico;Curso de Contabilidade;Currículo globalizado
Issue Date: 2010
Abstract: Novo modelo de ciência e novas tendências epistemológicas emergem determinando outras formas de conceber e representar a realidade atingindo, deste modo, diferentes áreas do conhecimento, perpassando também o discurso e as práticas pedagógicas que constroem e constituem o cotidiano da Universidade. Este artigo tem como objetivo refletir sobre formas de gestão do conhecimento na universidade, procurando identificar e apontar os processos que orientam a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico do curso de Ciências Contábeis tendo o currículo como seu instrumento de concretização. Para tanto, desenvolveu-se um ensaio teórico, onde foram discutidos estudos e pesquisas que analisam criticamente o atual modelo de universidade e sua organização curricular conseqüente (MAZETTO, 2003; PIMENTA, 2002; LIBÂNEO, 2001; CUNHA, 2001), como contraponto apresentou-se e discutiram-se estudos que defendem a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico do curso, a prática pedagógica reflexiva e a estruturação de currículos interdisciplinares (DIAS, 2005; CHAUÍ, 1999; MORAES, 1996; CUNHA, 1998; SANTOS 2006; MORIN, 2005; FAZENDA, 2002; MAZETTO, 2003; LIBÂNEO, 2001; PIMENTA, 2002). Constatou-se que a gestão participativa da IES exige visão integrada do conhecimento e postura interdisciplinar. Estes princípios epistemológicos revelam-se no contexto do ensino universitário pela construção coletiva do PPP, pela organização de currículos globalizados e por práticas pedagógicas coletivas, como comuns e esclarecedoras da própria vivência docente. Concluise, assim, que a gestão democrática exige a relação dialógica dos envolvidos e o uso de técnicas e habilidades humanas eficazes e adequadas aos objetivos a que se propõe a Educação Superior, em especial os cursos de graduação.
Description: p. 36-55, janeiro-abril 2010
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1627
ISSN: 1984-3704
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (Contábeis)
Artigos Publicados em Periódicos (PPGCONT)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
3353.pdf258.12 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA