Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16259
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Educação Superior em Saúde: contexto institucional de criação do Bacharelado Interdisciplinar
Autor(es): Rocha, Marcelo Nunes Dourado
Caputo, Maria Constantina
Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas
Veras, Renata Meira
Teixeira, Carmen Fontes de Souza
Autor(es): Rocha, Marcelo Nunes Dourado
Caputo, Maria Constantina
Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas
Veras, Renata Meira
Teixeira, Carmen Fontes de Souza
Abstract: Neste capítulo, realizamos uma análise do contexto em que surgiu a proposta de criação do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, no período 2005-2008, destacando inicialmente o cenário da formação de pessoal em saúde no Brasil e, em seguida, o contexto institucional em que foi proposta e viabilizada a criação dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar na UFBA. Analisamos a emergência da proposta UFBA Nova, posteriormente denominada Universidade Nova, e discutimos o processo de construção da proposta de adesão da UFBA ao Programa de Apoio aos Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI). Por fim, apresentamos a formalização do “projeto pedagógico original” dos Bacharelados Interdisciplinares na sua versão apresentada e aprovada no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE), em julho de 2008. Constatamos que a criação do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde apresenta-se como uma inovação na arquitetura acadêmica da UFBA, com o potencial de incidir sobre o perfil do conjunto de profissionais de saúde que venham a se graduar pela UFBA.
Palavras-chave: Educação superior
saúde
Bacharelado Interdisciplinar
REUNI
Editora / Evento / Instituição: EDUFBA
Citação: ROCHA, M. N. D.; CAPUTO, M. C.; COELHO, M. T. A. D.; VÉRAS, R. M.; TEIXEIRA, C. F. Educação Superior em Saúde: contexto institucional de criação do Bacharelado Interdisciplinar. In: TEIXEIRA, C.F.; COELHO, M.T.Á.D. (Orgs.). Uma Experiência Inovadora no Ensino Superior: Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. Prefácio: Naomar de Almeida Filho. Salvador: EDUFBA, 2014. p.33-52.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16259
Data do documento: 9-Abr-2014
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (PPGEISU)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.