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Title: O MobilizaSUS-Bahia: as práticas educativas e a constituição dos sujeitos
Authors: Barros, Larissa Daiane Vieira
???metadata.dc.contributor.advisor???: Pinto, Isabela Cardoso de Matos
Keywords: Sujeitos Políticos;Educação em Saúde;Educação Popular em Saúde;Controle social;Sistema Único de Saúde;Health Education;Political Subjects;Health EducationPopular Health Education;Social Control;Unified Health System
Issue Date: 2-Oct-2014
Abstract: A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia vem desenvolvendo, desde 2008, o projeto “Fortalecimento do Controle Social e da Gestão Democrática e Participativa do SUSBahia–MOBILIZASUS”, o qual abrange um conjunto de ações dirigidas à formação de agentes no âmbito microrregional e municipal, visando o fortalecimento do processo de gestão participativa e controle social do SUS. A implementação desse projeto contempla o envolvimento e qualificação de técnicos lotados nas Diretorias Regionais de Saúde – DIRES, os quais desenvolvem o processo de identificação, seleção e formação dos “facilitadores” da participação em saúde no âmbito municipal. O presente estudo tem por objetivo caracterizar a trajetória pessoal, política e institucional dos agentes envolvidos na implementação do projeto no período 2008-2011; analisar a percepção desses agentes acerca do MobilizaSUS e contribuição desse projeto na sua constituição enquanto sujeito transformador e ator social inserido no processo de gestão do SUS. Além disso, analisa e descreve a percepção dos sujeitos acerca das concepções pedagógicas realizadas no âmbito do projeto. A metodologia do estudo inclui revisão documental e realização de entrevistas semi-estruturadas com 6 (seis) articuladores regionais e 4 (quatro) facilitadores municipais de saúde, sendo realizada análise de conteúdo, contando com a colaboração do grupo gestor do projeto. Os resultados revelam que é a trajetória pessoal, política e institucional dos sujeitos que determinam sua inserção no MobilizaSUS, e a contribuição deste para a construção de conhecimentos e acumulação de experiências na sua atuação enquanto protagonista na luta pelo direito à saúde e pela democratização da gestão do SUS no âmbito regional e municipal. A polifonia de vozes dos entrevistados aponta processos educativos orientados por princípios e valores inerentes à “concepção de mundo” da educação popular e a educação é concebida pelos articuladores e facilitadores como veículo de transformação social.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16233
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