Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16223
Tipo: Dissertação
Título: Validação das razões Sr/Ca, Mg/Ca E Ba/Ca encontradas no esqueleto de Mussismilia braziliensis Verrill 1868 como indicadores da temperatura da superfície do mar na costa da Bahia, Brasil
Autor(es): Santedicola, Maria Cristina Rabello
Autor(es): Santedicola, Maria Cristina Rabello
Abstract: O objetivo deste estudo foi validar as razões Sr/Ca, Mg/Ca e Ba/Ca encontradas no esqueleto do coral Mussismilia braziliensis Verrill 1868 como indicadores geoquímicos (proxy) da temperatura da superfície do mar (TSM), utilizando 310 amostras de dois testemunhos denominados CAB2 e CLE, coletados respectivamente nas estações CLE (Pedra de Leste; latitude 17°47´173”S, longitude 39°02´935” W; 12km costa afora) e CAB (Parcel de Abrolhos; latitude 17°57´528”S, longitude 38°39´342”W; 80 km costa afora), onde a variação anual da TSM é de cerca de 4°C e a taxa de extensão linear desta espécie de coral é 0,89cm/ano. Após um estudo piloto realizado com 17 amostras para adaptar a metodologia, identificar a melhor vidraria, instrumentos de corte e peso seco, 144 amostras do esqueleto coralino foram cortadas a cada 2mm ao longo do eixo de crescimento de 4 testemunhos perfurados em 2003. As amostras foram moídas e a matéria orgânica foi eliminada com H2O2. Dez miligramas de cada amostra foram decompostas, adicionando-se gradualmente 10 mL de HNO3 0,5M, e analisadas com ICP-OES. As amplitudes obtidas foram 4553-8194 ppm para Sr, 203-2260 ppm para Mg e 0-17 ppm para Ba. Razões geoquímicas normalizadas foram comparadas com médias normalizadas da TSM obtidas desde 1985, em horário noturno, pelo satélite AVHRR Pathfinder Versão 5.0 NOAA, em intervalos anuais e semestrais. As razões geoquímicas analisadas neste estudo se referem a 144 amostras compatíveis com o período de registro de dados da TSM por este satélite. Uma redução progressiva da razão Sr/Ca desde aproximadamente 1948 encontrada no testemunho CAB-2 poderia ser traduzida como aumento da TSM. Além de comparar series contemporâneas de dados geoquímicos e da TSM, aplicou-se uma defasagem (lag) no pareamento dos dados anuais e semestrais, a fim de investigar possíveis efeitos tardios da TSM sobre a maior disponibilidade destes elementos durante a esqueletogênese coralina. Os achados deste estudo sugerem que as razões Mg/Ca podem ser utilizadas como indicadores da TSM em exemplares coletados distantes da costa, ao passo que as razões Ba/Ca e Sr/Ca podem ser utilizadas como indicadores da TSM em exemplares coletados em locais próximos à costa. A aplicação da defasagem sugere aproximadamente quatro a seis meses como o tempo ótimo para o efeito tardio da TSM acima mencionado.
Palavras-chave: Sr/Ca, Mg/Ca, Ba/Ca, TSM (temperatura da superfície do mar)
Coral M. braziliensis
Abrolhos
Geotermômetros
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16223
Data do documento: 1-Out-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PGGEOLOGIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA CRISTINA RABELLO SANTEDICOLA.pdf4,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.