Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1615
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Políticas públicas para o desenvolvimento regional e local: o que podemos aprender com os arranjos produtivos locais (APLS)?
Título(s) alternativo(s): Revista Organização e Sociedade
Autor(es): Teixeira, Francisco Lima Cruz
Autor(es): Teixeira, Francisco Lima Cruz
Abstract: Políticas voltadas para o desenvolvimento regional e local a partir da dinamização de aglomerações produtivas especializadas vêm sendo amplamente difundidas em vários países da América Latina e em vários estados e municípios brasileiros. Os resultados dessas políticas, no entanto, ainda são pouco avaliadas e as suas dificuldades não são devidamente analisadas. Uma das dificuldades apontadas pela literatura é a falta de pessoas qualificadas para lidar com projetos de dinamização dessas aglomerações. Nesse sentido, uma parceria entre o SEBRAE, a CEPAL e o BID resultou na criação de um curso de pós-graduação em gestão de projetos de APLs, oferecido para 54 alunos brasileiros e dois de países da América do Sul. Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir os resultados dos trabalhos feitos com 53 APLs, focando em algumas questões levantadas pela literatura. Para tanto, é feita uma sintética revisão da literatura sobre políticas públicas de desenvolvimento regional e local. Em seguida, os trabalhos são analisados a partir dos seus dados gerais, diagnóstico de competitividade, estratégias propostas e projetos prioritários. Por último, são apresentadas as principais conclusões e implicações para políticas de dinamização de APLs, enfatizando os riscos e incertezas a elas associadas.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1615
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (EA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O&S-2009-478.pdf122,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.