Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16119
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perfil da mortalidade materna no distrito sanitário do Subúrbio Ferroviário em Salvador, Bahia no período de 2006 a 2013
Autor(es): Carvalho, Ricardo Vinicius Pinto de
Autor(es): Carvalho, Ricardo Vinicius Pinto de
Abstract: Segundo a OMS, as principais causas de morte materna são conhecidas e cerca de 80% delas poderiam ser evitadas, caso fossem aplicadas medidas preventivas e de planejamento. Tendo em vista os pontos acima discutidos e observando-se a falta de dados referentes ao tema na literatura, torna-se interessante a pesquisa dos indicadores de mortalidade materna em Salvador, Bahia e especificamente no distrito sanitário do Subúrbio Ferroviário. Por serem uma cidade e uma região específica de baixos índices sócio-econômicos, torna-se relevante conhecer esse aspecto referente à saúde da mulher. Metodologia: Houve pesquisa e coleta dos dados no banco de dados oficiais do DATASUS em Sistemas de Estatísticas Vitais (SIM e SINASC), especificamente no TABNET da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (disponível em http://www.tabnet.saude.salvador.ba.gov.br/), onde são encontrados dados específicos referentes à cidade e aos seus distritos sanitários. Daí foram extraídas as variáveis no período estabelecido de 2006 a 2013 observando-se como resultados o número absoluto anual de óbitos maternos em Salvador e no distrito do Subúrbio Ferróviário de 2006 a 2013 e o número absoluto de nascidos vivos em Salvador e no distrito do Subúrbio Ferroviário de 2006 a 2013. Conclusão: A Razão de Mortalidade Materna em Salvador, Bahia e no distrito do Subúrbio Ferroviário no período de 2006 a 2013 foi alta, segundo classificação da Organização Pan-Americana da Saúde. Grande parte dos óbitos maternos em Salvador e distrito do Subúrbio Ferroviário de 2006 a 2013 foram causados por causas obstétricas diretas, refletindo um padrão de países em desenvolvimento.
Palavras-chave: Mortalidade materna
Saúde pública
Complicações na gravidez
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16119
Data do documento: 18-Set-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Vinícius Pinto de Carvalho.pdf808,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.