Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16105
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Associação entre dor e o padrão de alteração de sensibilidade em pacientes com lesão traumática não obstétrica do plexo braquial
Autor(es): Paz, Matheus Gomes da Silva da
Autor(es): Paz, Matheus Gomes da Silva da
Abstract: Sinais e sintomas positivos e negativos podem ser encontrados em 59,7% das lesões nervosas periféricas (LNP) traumáticas, sendo o padrão combinado mais comum o de hipoestesia mecânica e térmica associada à hiperalgesia mecânica. Objetivo. Avaliar a associação entre o tipo de dor presente nas lesões traumáticas não obstétricas de plexo braquial (LTNOPB) e os padrões de alteração da sensibilidade encontrados em pacientes com tais lesões. Metodologia. Este foi um estudo de corte transversal envolvendo 46 pacientes, avaliados de maio de 2011 a setembro de 2013, em três centros de pesquisa nacionais. Todos os pacientes forneceram consentimento livre e esclarecido. Os pacientes responderam questionário sociodemográfico, além do Questionário para Diagnóstico de Dor Neuropática (DN4), Inventário Breve de Dor (IBD) e Inventário de Sintomas de Dor Neuropática (ISDN). Avaliação sensitiva para mensuração de limiares de detecção mecânica (LDM) e dolorosa (LDD), além de resposta sensitiva ao frio (RSF) e alodínia mecânica dinâmica e ao frio (AMD e ATF) foi realizada e os dados foram analisados de acordo com testes paramétricos e não-paramétricos. Todas as variáveis foram expressas segundo comparação entre lado lesado e lado contralateral (LDMr, LDDr, RSFr, AMDr e ATFr) e LDM e LDD foram também expressos segundo comparação com controles da literatura (LDMz e LDDz). Resultados. Os pacientes foram, em sua maioria, homens, solteiros, com 31±11,9 anos (média±desvio-padrão), pardos, que conseguiram completar o Ensino Médio e pertencentes à classe de renda C1. Dor neuropática esteve presente em 51,5% dos pacientes. Hipoestesia mecânica e térmica, além de hipoalgesia foram encontrados (ex: LDMr = -2,27±0,19 e RSFr = -1,2±0,13) e mostraram correlação, no mínimo moderada, entre si (p<0,05). LDMr relacionou-se a características da dor e foi maior em pacientes com dor neuropática do que em pacientes sem dor (p<0,05). Não houve associação entre as variáveis sensitivas e as dimensões de sintomas na dor neuropática. Conclusões Principais. Consistentes correlações entre as variáveis de sintomas negativos evidenciaram o padrão principal de perda funcional nas LTNOPB. Além disso, apesar de não ter sido encontrada associação entre o tipo de dor e o padrão de alteração de sensibilidade, observou-se maiores limiares mecânicos em pacientes com dor neuropática do que em pacientes sem dor.
Palavras-chave: Neuropatias do plexo braquial
Dor
Distúrbios somatossensoriais
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16105
Data do documento: 18-Set-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus Gomes da Silva da Paz.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.