Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16077
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Eventos adversos locais associados ao uso de corticosteroides inalatórios em pacientes com asma moderada ou grave
Título(s) alternativo(s): Jornal Brasileiro de Pneumologia
Autor(es): Pinto, Charleston Ribeiro
Almeida, Natalie Rios
Marques, Thamy Santana
Yamamura, Laira Lorena Lima
Costa, Lindemberg Assunção
Machado, Adelmir de Souza
Autor(es): Pinto, Charleston Ribeiro
Almeida, Natalie Rios
Marques, Thamy Santana
Yamamura, Laira Lorena Lima
Costa, Lindemberg Assunção
Machado, Adelmir de Souza
Abstract: OBJETIVO: Descrever e caracterizar os eventos adversos locais na orofaringe e laringe associados ao uso de corticosteroide inalatório (CI) em pacientes com asma moderada ou grave. MÉTODOS: Estudo de corte transversal, com amostra de conveniência composta por 200 pacientes acompanhados no Serviço de Assistência Farmacêutica da Central de Referência do Programa para Controle da Asma na Bahia, em Salvador (BA). Os pacientes tinham ≥ 18 anos e estavam em uso regular de CI por período ≥ 6 meses. Os eventos adversos locais (irritação, dor, garganta seca, pigarro, rouquidão, redução da potência da voz, perda de voz; sensação de sede, tosse durante inalação, alteração do paladar e presença de monilíase oral) foram avaliados por meio de um questionário com período recordatório de 30 dias. RESULTADOS: Dos 200 pacientes estudados, 159 (79,5%) eram mulheres. A média de idade foi de 50,7 ± 14,4 anos. Nesta amostra, 55 pacientes (27,5%) utilizavam altas doses de CI, com mediana de duração de tratamento de 38 meses. Em relação aos sintomas, 163 pacientes (81,5%) reportaram ao menos um evento adverso, e 131 (65,5%) tinham a percepção diária de pelo menos um sintoma. Os sintomas de voz e de faringe foram identificados em 57 (28,5%) e 154 (77,0%) pacientes, respectivamente. Os eventos adversos mais frequentemente relatados foram garganta seca, pigarros, sensação de sede e rouquidão. CONCLUSÕES: Eventos adversos relacionados ao uso de CI foram queixas frequentemente referidas e percebidas por esta amostra de asmáticos.
Palavras-chave: Asma
Glucocorticoides
Administração por inalação
Assistência farmacêutica
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16077
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FAR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pt_1806-3713-jbpneu-39-04-0409.pdf189,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.