Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16004
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mapeamento geológico da zona costeira limitada pela foz do rio Pojuca e a praia de Imbassaí, Mata de São João – Bahia
Título(s) alternativo(s): Geologia USP : Série Científica
Autor(es): Almeida Junior, Marcus Vinicius Costa
Anjos, José Angelo Sebastião Araújo dos
Sampaio, Flavio José
Autor(es): Almeida Junior, Marcus Vinicius Costa
Anjos, José Angelo Sebastião Araújo dos
Sampaio, Flavio José
Abstract: A pesquisa objetivou realizar um mapeamento geológico, na escala 1:25.000, da zona costeira entre a foz do rio Pojuca e a praia de Imbassaí, Mata de São João - BA, com o intuito de subsidiar o planejamento ambiental da área para fins de múltiplos usos. A partir dos trabalhos de campo, foram identificadas as seguintes unidades geológicas: Embasamento Cristalino, Grupo Barreiras, Depósitos de Leques Aluviais, Depósitos de Terraços Marinhos - Holocênicos e Pleistocênicos -, Depósitos Eólicos, Depósitos Flúvio-Lagunares, Sedimentos das Praias Atuais e os Bancos de Arenitos. A partir desse mapeamento, foi possível verificar que a composição do substrato geológico, associado com o clima, pode influenciar diretamente nos processos geomorfológicos, pedológicos e dos recursos hídricos, determinando o tipo de modelado das vertentes, a morfodinâmica do sistema, a pedologia e os aspectos fitogeográficos.
Palavras-chave: Mapeamento geológico
Zona costeira
Bahia
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16004
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1519-874X201300030005.pdf5,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.