DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) >
Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) >
Dissertações de Mestrado (PPGF) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15858

Title: A produção de discussões reflexivas em um ambiente de modelagem matemática
Authors: Santos, Marluce Alves dos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Barbosa, Jonei Cerqueira
Keywords: Educação Matemática Crítica;Modelagem Matemática;Discussões Reflexivas
Issue Date: 9-Sep-2014
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo analisar a produção de discussões reflexivas em um ambiente de modelagem matemática, a partir de dados obtidos da observação e filmagem de um grupo de alunos de uma escola pública secundária no município de Coração de Maria. Os referenciais teóricos desta pesquisa são a Educação Matemática Crítica, a Modelagem Matemática em uma perspectiva sócio-crítica, alinhavando intersecções com a perspectiva sócio-cultural para a ação. Os resultados da análise apontam para possibilidades de produção de discussões reflexivas através da tematização dos critérios considerados na abordagem da situação-problema e na comparação dos resultados obtidos pelos alunos. Além disso, trazem esclarecimentos sobre a dinâmica das discussões dos alunos. Em particular, que a gênese das discussões reflexivas podem estar nas discussões matemáticas ou técnicas, aspecto que ainda estava ausente da literatura, constituindo-se numa contribuição teórica para o campo científico. Do ponto de vista profissional, os resultados se constituem em importantes subsídios para os professores acompanharem o trabalhos dos alunos.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15858
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGF)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Marluce Alves dos Santos.pdf7.35 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA