Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15837
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Evolução clínica e avaliação de parâmetros leucocitários e de proteínas de fase aguda na pododermatite infecciosa ovina
Título(s) alternativo(s): Pesquisa Veterinária Brasileira
Autor(es): Araújo, Byanca Ribeiro
Vasconcelos, Ticianna Conceição
Carvalho, Vitor S.
Chiminazzo, Cláudio
Costa Neto, Antônio Oliveira
Ayres, Maria Consuêlo Caribé
Guimarães, José E.
Costa, Joselito N.
Autor(es): Araújo, Byanca Ribeiro
Vasconcelos, Ticianna Conceição
Carvalho, Vitor S.
Chiminazzo, Cláudio
Costa Neto, Antônio Oliveira
Ayres, Maria Consuêlo Caribé
Guimarães, José E.
Costa, Joselito N.
Abstract: Neste artigo realizou-se a avaliação de ovinos mestiços Santa Inês com pododermatite infecciosa, verificando as alterações no leucograma e proteínas de fase aguda. No primeiro experimento, 70 fêmeas foram separadas em três grupos de acordo com o seu escore podal: Grupo controle (G1) com escore 0; Dermatite interdigital (G2) com escore 1 ou 2 e Pododermatite necrosante (G3) com escore 3, 4 ou 5. Durante dois meses observou-se a evolução clínica e efeitos no leucograma em cinco momentos: M1 (dia 0), M2 (dia 15), M3 (dia 30), M4 (dia 45) e M5 (dia 60). A intensidade do resultado do leucograma foi de baixa magnitude, observando-se alterações significativas (p<0,05) como uma leve leucocitose (G3, M4), atribuída a neutrofilia e um discreto aumento no número total de monócitos (G3, M2 e M3) apesar do extenso dano e necrose tecidual existentes na última fase da doença. No segundo experimento, utilizaram-se 105 animais de sete propriedades com objetivo de isolar o agente etiológico e avaliar os efeitos da doença sobre proteína plasmática total e proteínas de fase aguda. Os animais também foram separados em três grupos: controle, dermatite interdigital e pododermatite necrosante. Em todas as propriedades foi realizado o isolamento de Dichelobacter nodosus. Não houve correlação significativa (p<0,05) das diferentes fases da doença sobre as proteínas estudadas, porém a haptoglobina dos grupos com animais doentes apresentou médias superiores ao grupo controle. De acordo com a metodologia utilizada e resultados obtidos, conclui-se que as proteínas de fase aguda estudadas não foram eficientes na caracterização das fases da pododermatite infecciosa ovina e que a resposta leucocitária foi branda, tornando difícil sua utilização para este fim.
Palavras-chave: Pododermatite
Dichelobacter nodosus
Leucograma
Haptoglobina
Ovinos
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15837
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (EMV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Byanca R. Araújo.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.