|
RI UFBA >
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) >
Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) >
Dissertações de Mestrado (PPGF) >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15809
|
Title: | Da pesquisa em ensino de física para a sala de aula: uma análise da experiência brasileira |
Authors: | Pena, Fábio Luís Alves |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Ribeiro Filho, Aurino |
Keywords: | Relação Pesquisa-Prática;Ensino de Física |
Issue Date: | 8-Sep-2014 |
Abstract: | Apesar do grande avanço da pesquisa em Ensino de Física no Brasil, no sentido da
compreensão dos problemas relativos ao ensino dessa Ciência, e da existência de
mecanismos de divulgação e de formação (periódicos, eventos, dissertações, teses,
programas de pós-graduação, sociedades científicas, comitê específico da área na
CAPES, linhas temáticas, publicações, projetos, grupos de pesquisa, etc), o que se
observa é que pouco se avançou na questão do uso dos resultados dessa pesquisa
em sala de aula. O objetivo desta dissertação é - a partir da análise de relatos de experiências pedagógicas (nacionais) publicados em periódicos especializados em Ensino de Física – identificar as linhas temáticas de pesquisa que têm atraído o interesse de pesquisadores e/ou professores no Brasil, investigar as dificuldades assinaladas pelos mesmos para levar as informações respaldadas por tal pesquisa para a prática pedagógica e, com base na análise de entrevistas, sobre a relação pesquisa-prática, com pesquisadores em Ensino de Física, egressos, até 2006, do
Curso de Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA, UEFS),
estudar a perspectiva destes pesquisadores quanto ao uso de resultados de
pesquisa em sala de aula e a influência na sua prática pedagógica, bem como o
acesso à pesquisa em Ensino de Física na formação inicial. Os resultados obtidos
nesta dissertação indicam que os fatores inerentes à formação inicial e continuada
do professor de Física são os principais obstáculos para a incorporação de
resultados de pesquisa em Ensino de Física na sala de aula. O que suscita ações
em nível de graduação e de pós-graduação para superar tais entraves. |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15809 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado (PPGF)
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|