Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15648
Tipo: Dissertação
Título: Crenças dos alunos da primeira série do ensino médio da zona rural acerca do ensino-aprendizagem de língua materna: reflexos de sua trajetória nas séries iniciais
Autor(es): Oliveira, Solange Montalvão de
Autor(es): Oliveira, Solange Montalvão de
Abstract: Este trabalho expõe uma pesquisa qualitativa etnográfica cujo objetivo foi investigar como as crenças de alunos oriundos da zona rural acerca do ensino de língua portuguesa influenciam a aprendizagem deles na 1ª série do Ensino Médio de uma escola estadual, no município de Guanambi-BA, e de que modo o professor, tendo conhecimento sobre elas, pode contribuir para a reflexão e a construção de novas estratégias que intervenham nessa realidade. A fundamentação teórica que nos orientou está ancorada, principalmente, nos estudos sobre crenças no ensino-aprendizagem de línguas. No que tange aos aspectos metodológicos, fizemos uso da observação participante, questionário e entrevistas aplicados nos espaços educativos. Este estudo nos possibilitou perscrutar as crenças que esses alunos foram adquirindo, durante a sua trajetória nas séries iniciais, no que tange à língua portuguesa. Os dados gerados revelaram que a maioria desses sujeitos acredita que aprender português é saber a gramática normativa com suas regras, nomenclaturas e classificação de palavras, além de aprender a falar “correto”. Acreditam, também, que o bom professor de português é o que ensina tais aspectos e delegam, principalmente, a esse professor a responsabilidade de reduzir as dificuldades que encontram na aprendizagem dessa língua. Essas crenças demonstram que o ensino de português, em muitas escolas da zona rural, tem estado respaldado no estudo de uma gramática descontextualizada e distante dos usos reais da língua. Os resultados foram apresentados à professora desses alunos, que reconheceu o quanto as dificuldades que eles apresentam no Ensino Médio têm relação com uma prática que não privilegiou a competência comunicativa desses aprendizes, nas suas trajetórias nas séries iniciais. O reconhecimento dessas crenças levou a docente a sugerir algumas ações, a fim reduzir as dificuldades que os alunos encontram na aprendizagem da língua materna.
Palavras-chave: Crenças
Alunos da zona rural
Ensino-aprendizagem de língua portuguesa
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15648
Data do documento: 19-Ago-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Solange Montalvão de Oliveira.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.