Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15395
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo das startups no Brasil
Autor(es): Alves, Fábia Santos
Autor(es): Alves, Fábia Santos
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar se o Brasil está se adaptando à mudança no paradigma produtivo mundial no qual o conhecimento e a inovação ocupam papel fundamental para garantir a competitividade das empresas e países. Para isso toma-se como objeto de estudo as Micro e Pequenas Empresas, com foco para o modelo startup-modelo de empresa em evidência atualmente. Para dar suporte ao trabalho, o tema inovação foi discutido sob a ótica de Schumpeter e dos neo-schumpeterianos. Assim, primeiro tem-se uma introdução ao tema, depois uma contextualização teórica, uma discussão a respeito do novo paradigma produtivo e outra sobre a importância da formação de redes para a existência de inovação em pequenas empresas. Feito isso é apresentado o modelo startup e os incentivos realizados no Brasil para desenvolver este tipo de empresa. O estudo mostra que o Brasil está se inserindo nesse novo paradigma por meio de inciativas públicas e privadas com políticas e investimentos com efeitos positivos na criação de ambientes propícios à geração de conhecimentos e inovações no qual as startups estão ganhando mais espaço, porém há a necessidade de criar uma cultura para a inovação a fim de fortalecer os ecossistemas que estão surgindo.
Palavras-chave: Micro e pequenas empresas - Brasil– Empresas
Startup
Schumpeter
Inovações tecnológicas
CNPq: Economia
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15395
Data do documento: 31-Jul-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.