Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15388
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um diagnóstico qualitativo da análise econômico-financeira de projetos em uma instituição financeira: um estudo de caso da agência de fomento do Estado da Bahia – DESEMBAHIA
Autor(es): Santos, Israel Cerqueira
Autor(es): Santos, Israel Cerqueira
Abstract: A prévia avaliação econômica e financeira das alternativas de investimento é uma premissa fundamental às instituições financeiras, principais atores do mercado de crédito brasileiro, principalmente no financiamento de projetos que envolvem valores significativos e geralmente são de longo prazo. Na Agência de Fomento do Estado da Bahia (DESENBAHIA), estes projetos geralmente são analisados pela Gerência de Médias e Grandes Empresas (GMG) da Diretoria de Operações (DOP), que procura avaliar a tendência de sucesso do projeto e mensurar o risco de default. O trabalho monográfico realiza um diagnóstico qualitativo da metodologia adotada pela instituição na análise econômico-financeira de projetos de investimento para empresas de médio e grande portes. Especificamente, verificou-se as vantagens e desvantagens dos principais critérios, indicadores e ferramentas adotados pela instituição, identificando os pontos críticos do processo de análise de projetos e apontando possíveis melhorias. O trabalho apontou a necessidade de modernização das ferramentas de análise de projetos, uma possível insuficiência do estudo de mercado e problemas relacionados à eficiência no processo de análise. Identificou-se ainda a existência de influência política para aprovação de um projeto de investimento, no entanto constatou-se que essa interferência não sobrepõe-se à decisão técnica da GMG-DOP, que prioriza a sustentabilidade da instituição.
Palavras-chave: Investimentos – Projetos
Economia monetária
Agencia de fomento
Crédito
CNPq: Economia monetária
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15388
Data do documento: 31-Jul-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISRAEL CERQUEIRA SANTOS.pdf
  Restricted Access
6,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.