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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ampliação do acesso à atenção oftalmológica: um estudo sobre a avaliabilidade da campanha "De Olho na Visão", Goiás, 2004
Título(s) alternativo(s): Ciência & Saúde Coletiva
Autor(es): Lima, Lazara Ribeiro Ferreira
Silva, Ligia Maria Vieira da
Autor(es): Lima, Lazara Ribeiro Ferreira
Silva, Ligia Maria Vieira da
Abstract: Com o objetivo de identificar as áreas prioritárias para avaliação sistemática da Campanha “De Olho na Visão”, voltada para a ampliação do acesso à atenção oftalmológica ocorrida no estado de Goiás em 2004, realizou-se um estudo sobre sua avaliabilidade por intermédio da realização de entrevistas com informantes-chave e de análise documental. Elaborou-se um modelo lógico do qual foram derivados dimensões e critérios para avaliação. Submeteram-se esses critérios a um comitê de especialistas através da técnica de Delphi. Os resultados revelaram que a campanha encontrava-se estruturada o suficiente de modo a permitir a realização de avaliações sistemáticas a seu respeito. Verificou-se diversidade na compreensão acerca dos objetivos e da população-alvo, entre diferentes profissionais. Problemas relacionados com acessibilidade e efetividade indicam essas dimensões como áreas prioritárias para avaliação. O estudo também funcionou como uma préavaliação, gerando recomendações relacionadas com a logística. Os autores discutem a relevância da realização de estudos de avaliabilidade como etapa preliminar para a realização de avaliação de programas.
Palavras-chave: Avaliabilidade
Avaliação
Campanha
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1536
Data do documento: 2008
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