Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15304
Tipo: Tese
Título: Caracterização imunoistoquímica dos subtipos moleculares dos carcinoma infiltrante da mama e correlação com o prognóstico
Autor(es): Macêdo, Cláudia Leal
Autor(es): Macêdo, Cláudia Leal
Abstract: O carcinoma infiltrante da mama apresenta características clínicas, morfológicas e evolutivas diversas que parecem traduzir a heterogeneidade tumoral. Semelhanças entre padrões de expressão gênica e imunoistoquímica dos receptores hormonais, do HER2 e das citoqueratinas basais e luminais permitiram agrupar tumores com padrões morfológicos e imunofenotípicos diferentes, identificando subtipos: luminal A (RE+,RP+,HER2-); luminal B (RE+,RP+,HER2+); HER2 + (RE-,RP-,HER2+); triplonegativo (RE-,RP-,HER2-); basal-símile (RE-,RP-,HER2-CK5/6+ e/ou EFGR+) e “mama normal” (RE-,RP-,HER2-CK5/6- e/ou EFGR-). No presente estudo buscou-se correlacionar características clínico-patológicas e evolutivas com perfil imunoistoquímico dos subtipos moleculares em mulheres mastectomizadas. Nas análises estatísticas empregaram-se os métodos de Kaplan-Meier e a regressão de Cox. Utilizaram-se receptores hormonais, anti-c-erbB-2, anti-CK5/6, anti-EGFR, anti- CK8, anti-p63. Calcularam-se as associações entre variáveis pelas razões de prevalência. Observaram-se média de idade inferior a dos países desenvolvidos além de maior frequência de tumores pT2, de grau II e do ductal infiltrante e elevada frequência de metástases axilares. A sobrevida global foi de 80,1% em um período de dez anos. Comprometimento das margens cirúrgicas, metástases à distância e status menopausal foram variáveis importantes na sobrevida. Observou-se frequência elevada dos subtipos triplo-negativo e basal-símile e associações significantes entre estes subtipos e o HER2 + com tumores de maior dimensão (pT3) e grau histológico III confirmando que tem pior prognóstico. Expressão positiva de CK5/6 e EGFR foi a única diferença entre o subtipo basal-símile e o triplo-negativo, indicando que a subdivisão do triplo-negativo não seria necessária. Concluiu-se que os subtipos podem ser caracterizados pela avaliação dos fatores clínico-patológicos somados ao perfil imunoistoquímico.
Palavras-chave: Câncer de mama
Imunoistoquímica
Patologia
Prognóstico
Sobrevida
CNPq: Ciências da Saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Imunologia, Instituto de Ciências da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15304
Data do documento: 26-Jul-2014
Aparece nas coleções:Tese (PPgCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_ICS_ Cláudia Leal Macêdo.pdf5,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.