Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15240
Tipo: Tese
Título: Efeitos da laserterapia de λ660mm e λ830mm na cicatrização de feridas cirúrgicas: estudo histológico e imunocitoquímico
Autor(es): Soares, Estela
Autor(es): Soares, Estela
Abstract: Os laseres têm sido usados em diversas especialidades médicas por mais de uma década. Um dos laseres mais usados na Odontologia é o laser do CO2, o qual tem uma excelente absorção em tecidos bucais, por isso é largamente utilizado em cirurgia de tecidos moles. Além dos laseres cirúrgicos, a laserterapia tem sido usada com sucesso em diversas circunstâncias como no combate a dores e em reparo de feridas. Neste estudo foram utilizados 54 ratos machos (Ratus norvegicus albinus, linhagem Wistar) com cerca de 8 semanas e pesando em média 250g, mantidos em ciclos de dia/noite de iluminação e temperatura ambiente. Os animais foram mantidos em caixas plásticas em grupos de três e alimentados com dieta padronizada, com água "ad libitum". Sob GA (hidrato de Cloral de 10%) foi realizada ferida padronizada no dorso dos animais previamente tricotomizados, utilizando bisturi convencional (grupos 1, 2 e 3) ou com o laser do CO2 Sharplan, 20C, 5W, RSP (grupos 4, 5, e 6). Os grupos 1 e 4 foram os controles, os grupos 2 e 5 foram tratados com a terapia a laser de λ660nm (20J/cm2, 30mW, diâmetro de 3mm) e os grupos 3 e 6 foram tratados com laserterapia de λ830nm (20J/cm2, 40mW, diâmetro de 3mm). A terapia do laser foi aplicada transcutanamente em quatro pontos em torno da ferida e começada imediatamente depois da cirurgia, repetida no dia seguinte e depois a cada 48h durante o tempo experimental (3, 8 ou 14 dias). Os animais foram sacrificados dentro dos princípios da bioética, com overdose do anestésico geral e os espécimes foram processados para exame histológico, corados em H&E, Picrosirius e imunomarcados com α-actina e Vimentina. A análise histológica foi baseada em diversos aspectos do processo de reparo como: reepitelização, formação de colágeno, edema, neovascularização, infiltrado inflamatório, presença do miofibroblastos e fibroblastos. Os resultados evidenciaram reparo mais precoce no grupo 2, bem como maior maturação da matriz colagênica e aceleração da resposta inflamatória foram vistos em todos os grupos irradiados quando comparado a seus controles. A imunomarcação evidenciou menor presença de miofibroblastos em feridas feitas com laser do CO2 quando comparado àquelas executadas com bisturi. O estudo concluiu que a laserterapia ofereceu um melhor padrão histológico de reparo, com uma formação mais avançada de colágeno, uma resposta inflamatória mais rápida e menor formação de edema, assim como menor contração e formação de cicatriz em feridas realizadas com laser de CO2.
Palavras-chave: Regeneração tecidual
Laserterapia
Cirurgia com laser de CO2
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Odontologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15240
Data do documento: 18-Jul-2014
Aparece nas coleções:Tese (LASER)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_ Odonto_Estela de Souza Soares.pdf797,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.