Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15200
Tipo: Dissertação
Título: Associação entre padrões alimentares e índice de massa corporal em crianças e adolescentes do Nordeste do Brasil, 2010
Autor(es): Santos, Nadya Helena Alves dos
Autor(es): Santos, Nadya Helena Alves dos
Abstract: Objetivo: Identificar a associação entre padrões alimentares e índice de massa corpórea (IMC) em crianças e adolescentes. Métodos: Trata-se de um estudo transversal realizado em amostra de 1.247 estudantes entre 06 a 12 anos de idade, de ambos os sexos, matriculados na rede pública de ensino de São Francisco do Conde, Bahia, Nordeste do Brasil. Para avaliar o estado nutricional foi utilizado o IMC. Os padrões de consumo foram obtidos a partir de análise fatorial, com base na freqüência de consumo de 97 itens alimentares identificados pelo questionário quantitativo de freqüência a alimentar (QQFA). Informações demográficas e sócioeconômicas foram obtidas para cada participante. Realizou-se a análise de regressão linear múltipla para avaliar a relação de interesse. Resultados: A prevalência de excesso ponderal foi de 17,3% [10,2% de sobrepeso e 7,1% de obesidade]. Foram encontrados dois padrões alimentares: 1. padrão “obesogênico” caracterizado pelo consumo de doce/açúcares, pratos típicos brasileiros, patisseria, fast food, óleos/gorduras, leite, cereais, bolos e molhos; 2. padrão “prudente” caracterizado pelo consumo de raízes, legumes, frutas e vegetais folhosos. Observou-se, após os devidos ajustes, associação positiva e significativa entre IMC e o escore de consumo alimentar para o padrão “obesogênico” (ßi =0,244; p=0,018). Conclusões: Os resultados indicaram associação do padrão “obesogênico” com aumento do IMC. Esses resultados sugerem à necessidade de melhorias na qualidade dos padrões alimentares com vista a prevenir excesso de peso entre os jovens.
Palavras-chave: Padrões alimentares
Análise fatorial
Estado nutricional
Crianças e Adolescentes
Índice de Massa Corporal
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Alimentos, Nutrição e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15200
Data do documento: 14-Jul-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Nut_ Nadya Helena Alves dos Santos.pdf947,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.