RI UFBA >
Escola de Nutrição >
Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde (PGNUT) >
Dissertações de Mestrado (PGNUT) >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15198
|
Title: | Educação alimentar e nutricional: Um estudo de intervenção em uma escola pública de Salvador – Bahia |
Authors: | Silva, Iane Carine Freitas da |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Santos, Lígia Amparo da Silva |
Keywords: | Educação Alimentar e Nutricional;Interdisciplinaridade;Alimentação e Nutrição;Ensino fundamental;Temas transversais |
Issue Date: | 14-Jul-2014 |
Abstract: | Essa dissertação objetivou descrever uma experiência educativa interdisciplinar em alimentação e nutrição desenvolvida com escolares do 8º e 9º anos do ensino fundamental em uma escola municipal de um bairro periférico da cidade de Salvador-Bahia. Objetivou ainda avaliar a referida experiência na perspectiva dos escolares participantes do estudo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, exploratório-descritivo, utilizando para produção de dados a técnica de grupos focais com os escolares e a observação participante, assim como a análise de redações produzidas pelos alunos. Este foi baseado em três perspectivas teórico-metodológicas: a pesquisa de intervenção, o estudo etnográfico e referências da pesquisa avaliativa por triangulação de métodos. A experiência teve como tema gerador a feira livre do bairro que norteou as atividades curriculares. A pesquisa realizada deu origem a dois artigos. O primeiro artigo visou descrever a experiência supracitada avaliando os aspectos que se aproximaram e aqueles que se distanciaram dos princípios teórico-metodológicos construídos, e o segundo, avaliá-la na perspectiva dos estudantes. Os resultados indicaram que, a partir desta experiência, os alunos construíram um novo olhar sobre a feira livre, assim como a percepção da alimentação saudável naquele contexto. Observou-se ainda que os alunos apresentaram um melhor desempenho na aprendizagem das disciplinas não apenas sobre alimentação e nutrição, mas também dos conteúdos trabalhados nas disciplinas, fator associado as novas possibilidades metodológicas trabalhadas a partir da referência da interdisciplinaridade. Urge mais estudos sobre a temática com vistas à inserção do tema alimentação e nutrição nos currículos escolares. |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15198 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado (PGNUT)
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|