Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15121
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Correlação dos achados clínicos, histopatológicose imunohistoquímicos com a sobrevida em 114 pacientes com leucemia/linfoma das células T do adulto (ATL).
Autor(es): Andrade, Agnes Carvalho
Autor(es): Andrade, Agnes Carvalho
Abstract: A leucemia/linfoma das células T do adulto é uma neoplasia hematológica ligada ao vírus linfotrópico para células T humanas tipo 1 (HTLV-1). Em geral acomete adultos e é mais relatada nas regiões onde a infecção por esse vírus é endêmica, como na Bahia. Esta doença é classificada em cinco formas clínicas: aguda, crônica, linfomatosa, indolente (smoldering) e tumoral primária de pele (TPP), a partir de dados sorológicos, histológicos e clínico-laboratoriais e, quando possível, por biologia molecular. Objetivos: Analisar os fatores prognósticos de um grupo de 114 casos de ATL diagnosticados em Salvador, Bahia, ao relacionar os aspectos clínicos, histopatológicos e imunohistoquímicos com o tempo mediano de sobrevida (TMS). Métodos: Os pacientes diagnosticados no Hospital Universitário Edgard Santos foram, após assinarem um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, acompanhados clinicamente. Os aspectos epidemiológicos, clínicos e imunopatológicos e imunohistoquímicos foram relacionados à sobrevida, utilizando-se para a análise a técnica de Kaplan-Meier. Resultados: A ATL acometeu preferencialmente os indivíduos na faixa etária de 50 anos, afrodescendentes, tendo alta letalidade (82,5%) e baixo TMS (11 meses). Envolvimento cutâneo, tipos clínicos indolente e crônico, histologia compatível com micose fungóide, células pequenas e médias no infiltrado, índice proliferativo ≤18% e positividade ao CD8 estiveram relacionados a melhor prognóstico. Discussão: A média de idade da população estudada é semelhante à previamente descrita na população brasileira, porém com aparecimento mais precoce do que em outros países. A alta letalidade da doença provavelmente está relacionada a fatores imuno-patológicos e epidemiológicos. Conclusão: O estudo traz importantes informações ao relatar aspectos clínicos, epidemiológicos, histopatológicos e imuno-histoquímicos numa população diagnosticada com leucemia/linfoma das células T do adulto na Bahia.
Palavras-chave: Linfoma de células T.
Leucemia
HTLV-I
Micose fungóide
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15121
Data do documento: 4-Jul-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Agnes Carvalho Andrade.pdf504,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.