Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15119
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da efetividade do autoexame de mama no diagnóstico de câncer de mama e na sobrevida dos pacientes: uma revisão sistemática
Autor(es): Moura, Bruno Beraldin de
Autor(es): Moura, Bruno Beraldin de
Abstract: A incidência e mortalidade do câncer de mama tem aumentado, sendo o segundo câncer mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres. A melhor forma de reduzir a mortalidade pela doença é com a detecção precoce, podendo levar a até 90% de chance de cura. Ainda é controverso o papel do Autoexame de mama no diagnóstico precoce e na redução da mortalidade por câncer de mama. Objetivo: Avaliar a eficácia do autoexame de mama para rastreamento de neoplasias malignas da mama. Metodologia: foram pesquisados artigos nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a coleção Biblioteca Cochrane, usando as palavras-chave: Autoexame de Mama; Neoplasias da Mama; Sobrevida; Análise de sobrevida; Taxa de Sobrevida; e seus correspondentes em inglês. Resultados: Dos 11 estudos analisados, três encontraram grande frequência de tumores autodetectados dentre as pacientes estudadas; três apontaram uma relação direta entre autodetecção e piores taxas de sobrevida; cinco não encontraram associação entre o autoexame de mama e as taxas de sobrevida; e outros dois apontaram para maiores taxas de sobrevida nos grupos que realizavam o autoexame, em comparação com os que não realizavam. Conclusão: O Autoexame de Mama parece inferior a outros métodos utilizados para rastreio de câncer de mama no diagnóstico precoce e aumento da sobrevida das pacientes. Porém, é uma boa indicação para as mulheres que ainda não realizam o rastreio mamográfico.
Palavras-chave: Autoexame de mama
Neoplasias da mama
Efetividade
Sobrevida
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15119
Data do documento: 4-Jul-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Beraldin de Moura.pdf326,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.