Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15038
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Informação e comportamento preventivo de pacientes do programa de saúde da família de aracaju a respeito de câncer bucal
Título(s) alternativo(s): Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada
Autor(es): Melo, Allan Ulisses Carvalho de
Ramalho, Luciana Maria Pedreira
Ribeiro, Cyntia Ferreira
Rosa, Marize Raquel Diniz da
Autor(es): Melo, Allan Ulisses Carvalho de
Ramalho, Luciana Maria Pedreira
Ribeiro, Cyntia Ferreira
Rosa, Marize Raquel Diniz da
Abstract: Objetivo: Identificar o nível de informação e de comportamento preventivo que os pacientes do Programa Saúde da Família de Aracaju- SE possuem a respeito de câncer bucal. Métodos: Realizou-se estudo transversal, através de entrevistas estruturadas com 489 usuários das Unidades Básicas de Saúde do Programa Saúde da Família. Atribuiu-se um ponto para respostas adequadas e zero para as inadequadas. A partir da análise das respostas, os participantes do estudo foram classificados de acordo com um escore em baixo, médio e alto nível de informação e de comportamento preventivo. Os testes estatísticos utilizados foram o qui-quadrado e exato de Fisher. Resultados: A maioria dos pacientes entrevistados era do sexo feminino (78,3%), donas de casa (33%), com idades entre 18 e 71 anos (média de 33,7 anos) e utilizavam algum tipo de prótese dentária (78,3%). Cerca de 52% apresentaram médio nível de informação e 66% demonstraram alto nível de comportamento preventivo sobre câncer bucal. Eles evitavam fatores de risco como tabagismo e etilismo; consultavam regularmente profissional de saúde; não demorariam a buscar auxílio profissional caso notassem alterações bucais e já examinaram a própria boca em busca de lesões. Eles desconheciam ou possuíam informações inadequadas sobre auto-exame de boca, fatores de risco e apresentação clínica do câncer bucal. Conclusão: Com base nestes dados, os usuários das unidades básicas de saúde do Programa Saúde da Família de Aracaju apresentaram médio nível de informação e demonstraram alto nível de comportamento preventivo sobre câncer bucal.
Palavras-chave: Programa Saúde da Família
Informação
Comportamento
Câncer Bucal
Neoplasias bucais
Estratégia Saúde da Família
Hábito de Fumar
Autoexame
Odontologia
Educação em Saúde
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15038
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Odontologia)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.