Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15020
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Anatomia dos órgãos vegetativos de Hymenaea martiana Hayne (Caesalpinioideae-Fabaceae): espécie de uso medicinal em Caetité-BA
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de Plantas Medicinais
Autor(es): Leite, K. R. B.
Silva, M. S.
Saba, M. D.
Autor(es): Leite, K. R. B.
Silva, M. S.
Saba, M. D.
Abstract: Hymenaea martiana Hayne (Fabaceae-Caesalpinioideae) apresenta grande valor na medicina popular em Caetité. A casca, entrecasca do caule e a resina, são utilizadas no tratamento de diversos males. Neste estudo são apresentadas a caracterização anatômica e histoquímica dos órgãos vegetativos. Amostras foram coletadas e processadas segundo técnicas usuais em anatomia vegetal e histoquímica. Todos os órgãos apresentam, em visão transversal, epiderme unisseriada e cavidades secretoras. Cutícula espessa ocorre em todos os órgãos aéreos. A raiz é tetrarca. Colênquima lacunar foi encontrado no caule. Bainha de fibras esclerenquimáticas envolve os feixes vasculares dos órgãos aéreos. Células pétreas ocorrem no pecíolo. Tricomas tectores ocorrem em ambas as faces da folha. A folha é hipoestomática com estômatos paracíticos e o mesofilo é dorsiventral. Cristais de oxalato de cálcio ocorrem no caule, pecíolo e lâmina foliar. Compostos fenólicos ocorrem na raiz, pecíolo e nervura central da folha. Grãos de amido ocorrem na raiz, caule e pecíolo. Lipídios ocorrem em todos os órgãos. Acredita-se que compostos fenólicos e cavidades secretoras de resina podem justificar a utilidade medicinal da espécie pela população de Caetité.
Palavras-chave: Caesalpinioideae
Hymenaea
Caetité
Anatomia
Histoquímica
Caesalpinioideae
Hymenaea
Caetité
Anatomy
Histochemistry
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15020
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Biologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
K.R.B. Leite.pdf5,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.