Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14909
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Envolvimento comunitário na Estratégia de Saúde da Família: dilemas entre institucionalização e efetiva participação
Título(s) alternativo(s): PHYSIS
Autor(es): Bispo Júnior, José Patrício
Martins, Poliana Cardoso
Autor(es): Bispo Júnior, José Patrício
Martins, Poliana Cardoso
Abstract: Este artigo analisa o desempenho dos Conselhos Locais de Saúde enquanto instrumentos da participação social no âmbito da Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa com triangulação de métodos. O campo de estudo foi o município de Vitória da Conquista-BA. Os dados e informações foram obtidos por meio de análise da agenda de compromissos, dos formulários de acompanhamento, das atas das reuniões dos conselhos e por entrevistas semiestruturadas com informantes-chave. Os resultados demonstraram que os conselhos locais de saúde apresentam desempenho limitado, com baixa frequência de realização de reuniões, agenda de compromissos voltada para o próprio conselho e reuniões pautadas nas dificuldades de acesso aos serviços de saúde. Os baixos níveis de mobilização social e envolvimento comunitário são o principal entrave para o bom desempenho desses fóruns. São apontados problemas sobre representatividade dos conselheiros, desmotivação em participar de atividades voluntárias e sentimento de despreparo em decorrência das fragilidades da formação e capacitação. Conclui-se que a institucionalização dos conselhos locais não é condição suficiente para promover a participação comunitária. São sugeridas algumas iniciativas com potencial de promover a mobilização social e despertar as comunidades para a importância da participação e do envolvimento coletivo.
Palavras-chave: Participação comunitária
Conselhos de saúde
Saúde da família
Atenção primária à saúde
Sistema Único de Saúde
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14909
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Patrício Bispo Júnior.pdf735,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.