RI UFBA >
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC >
Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) >
Dissertações de Mestrado (PPGEISU) >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14709
|
Title: | As tecnologias digitais em um curso superior de tecnologia de um Instituto Federal |
Authors: | Ferreira, Taiane Barbosa |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Quintana, Haenz Gutierrez |
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: | Souza, Ila Maria Silva de |
Keywords: | Tecnologias digitais.;Mediação pedagógica.;Ensino superior;Digital technologies;Mediation training.;Docents |
Issue Date: | 26-Feb-2014 |
Abstract: | O presente trabalho é um estudo de caso sobre o uso das tecnologias digitais, na disciplina Introdução à Lógica de Programação, no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de um Instituto Federal. Neste contexto, as tecnologias digitais para a educação, aliadas à mediação pedagógica e à formação docente são apresentadas como articuladoras da prática pedagógica, na educação superior. Traça-se uma abordagem conceitual sobre as tecnologias digitais na educação. Apresenta-se o conceito de mediação pedagógica à luz das contribuições de Vygotsky, bem como a necessidade da formação docente para atender a uma lógica não instrumental de uso desses recursos. Para o desenvolvimento do estudo buscou-se uma abordagem qualitativa, utilizando-se dos instrumentos de coleta de dados: questionário, observação e entrevista. Diante dos resultados encontrados foi constatado que o uso das tecnologias digitais, do ponto vista metodológico, ainda é um desafio para os docentes. Também, ficou evidente que o uso das tecnologias digitais pode contribuir com novas práticas pedagógicas, desde que seja alterada uma série de aspectos que compõem o processo de ensino-aprendizagem, porém essa alteração perpassa pela formação docente. A partir das constatações espera-se que as tecnologias digitais possam ser elementos, carregados de possibilidades e significados para os docentes universitários que buscam uma renovada forma de ser, pensar e agir nesse nível de ensino, através de uma concepção mais pedagógica de uso desses recursos. |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14709 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado (PPGEISU)
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|