Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14683
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Rendimento dos componentes não-carcaça de cordeiros alimentados com silagem de milho ou cana-de-açúcar e dois níveis de concentrado
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de Zootecnia
Autor(es): Leão, André Gustavo
Moreno, Greicy Mitzi Bezerra
Silva Sobrinho, Américo Garcia da
Perez, Henrique Leal
Loureiro, Cintia Maria Battiston
Pereira, Gener Tadeu
Autor(es): Leão, André Gustavo
Moreno, Greicy Mitzi Bezerra
Silva Sobrinho, Américo Garcia da
Perez, Henrique Leal
Loureiro, Cintia Maria Battiston
Pereira, Gener Tadeu
Abstract: Objetivou-se avaliar o rendimento dos componentes não-carcaça de cordeiros terminados em confinamento recebendo dietas formuladas com silagem de milho ou cana-de-açúcar e dois níveis de concentrado. Utilizaram-se 32 cordeiros Ile de France, não-castrados, alimentados com silagem de milho ou cana-de-açúcar em duas relações volumoso:concentrado, 60:40 ou 40:60. Os cordeiros foram mantidos em confinamento até atingirem 32 kg de peso corporal (PCA), quando foram abatidos. Após a sangria, todos os constituintes não-carcaça (sangue, pele, cabeça, patas, rúmen, retículo, omaso, abomaso, intestino delgado, intestino grosso, baço, fígado, coração, pulmão com traqueia, pâncreas, rins com gordura perirrenal, gorduras omental e mesentérica) foram separados e pesados, calculando-se suas porcentagens em relação ao PCA. O conteúdo do trato gastrintestinal (TGI) foi maior nos cordeiros alimentados com cana-de-açúcar (15,17%) e 60% de volumoso (14,55%); enquanto as gorduras omental e perirrenal foram maiores nos cordeiros que receberam silagem de milho, 0,53 e 0,63%, respectivamente. A relação volumoso:concentrado e o tipo de volumoso afetaram as proporções de rúmen, omaso e intestino delgado em relação ao peso total do trato gastrintestinal. A relação volumoso:concentrado e o tipo de volumoso influenciam o conteúdo do trato gastrintestinal de cordeiros, afetando indiretamente os rendimentos de carcaça. O tipo de alimentação tem maior influência sobre as proporções dos órgãos responsáveis pela digestão e absorção de nutrientes. Os fatores que influenciam os componentes não-carcaça de cordeiros são variados e contraditórios, o que torna necessária a realização de mais pesquisas para incentivar sua utilização e, consequentemente, agregar valor aos sistemas de produção de carne ovina.
Palavras-chave: Confinamento
Nutrição
Órgãos
Ovinos
Vísceras
Nutrition
Feedlot
Organs
Sheep
Viscera
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14683
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (EMV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
André Gustavo Leão.pdf55,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.