Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14544
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo comparativo dos impactos causados pelo aumento da frota de veículos automotores nas cidades de Salvador, Recife e Fortaleza de 2007 a 2010
Autor(es): Santos, Ademário Angelo Pereira
Autor(es): Santos, Ademário Angelo Pereira
Abstract: Esta monografia sobre o tema da mobilidade urbana apresenta os principais impactos causados pelo aumento da frota de veículos automotores nas cidades de Salvador, Recife e Fortaleza no período de 2007 a 2010, indicando os sintomas dos principais efeitos sobre a economia de cada uma dessas cidades centrando, para tanto, a análise que é apresentada, na interferência que o referido crescimento das frotas vem impondo ao bem estar das populações. O período de análise corresponde ao segundo governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, que se caracteriza pela consolidação de melhorias nas condições de vida da população, especialmente no que concerne à distribuição de renda, ao mesmo tempo em que o Brasil passou a destacar-se como um país emergente dinâmico, com altos índices de crescimento. A metodologia adotada partiu de dados coletados junto ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) sobre a frota licenciada, além da pesquisa em fontes bibliográficas sobre o crescimento do sistema viário e sobre a evolução da renda nas cidades objeto da análise. As informações obtidas, uma vez coligidas, permitiram a avaliação de um dos impactos sobre o bem estar das populações dos municípios estudados. Permitiram, também, a formulação de um breve plano de recomendações relativas a políticas públicas para a mobilidade urbana.
Palavras-chave: Mobilidade
Transportes
CNPq: Economia
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14544
Data do documento: 6-Fev-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADEMÁRIO ANGELO PERREIRA SANTOS.pdf806,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.