Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14508
Tipo: Dissertação
Título: O Programa Permanecer SUS: humanização e acolhimento em uma unidade de urgência e emergência na visão dos gestores, docentes e estudantes de Salvador-Bahia
Autor(es): Brito, Matary Tayguara Cabral de
Autor(es): Brito, Matary Tayguara Cabral de
Abstract: A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) visando, de um lado, a humanização e a melhoria do atendimento nas emergências de grandes hospitais da Rede Própria do Estado, e de outro, o estímulo à melhoria da formação dos profissionais da saúde, implanta o programa Permanecer SUS como uma estratégia da Política Estadual de Humanização. O Permanecer SUS traz no seu escopo a integração entre educação e trabalho numa proposta de inclusão social contribuindo, por um lado, para implantação/implementação do acolhimento mediante escuta qualificada e acionamento das redes interna e externa nas urgências/emergências e por outro lado, o estímulo da permanência na universidade de estudantes de medicina, enfermagem, psicologia e serviço social, em vulnerabilidade socioeconômica. Neste sentido, o objetivo do presente estudo é analisar a contribuição do Programa Permanecer-SUS, para a formação dos estudantes envolvidos na proposta. O lócus da pesquisa foi em uma Unidade de Urgência e Emergência de um dos maiores Hospitais Públicos do Estado da Bahia. Caracterizado como estudo de caso, utilizou como fontes primárias entrevistas semi-estruturadas (com os estudantes inseridos no Programa, coordenadores de cursos da área da saúde das universidades participantes e gestores da SESAB) e observação participante durante um período de três meses. Como fonte secundária realizou-se análise documental. Os resultados apontam os ganhos identificados pelos diversos atores para o processo da formação e identificam desafios a serem enfrentados no processo de implementação do Permanecer SUS Bahia.
Palavras-chave: Humanização em Saúde
Formação em Saúde
Acolhimento
Sistema Único de Saúde
Humanization
Hospitality
Emergency Rooms
Continuing Education
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14508
Data do documento: 30-Jan-2014
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matary Brito. Diss. MP. 2010.pdf927,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.