Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14474
Tipo: Dissertação
Título: A experiência na formação, a formação na experiência e a ampliação da esfera de presença
Autor(es): Santos, Ana Paula Moreira
Autor(es): Santos, Ana Paula Moreira
Abstract: A intenção da pesquisa que culminou nesta dissertação foi discutir a relação entre formação e experiência e ampliação da esfera de presença na formação de professores, assumindo a ideia de formação como processo e produto. Uma pesquisa qualitativa pautada no princípio de abertura à experimentação, que buscou inspirações na hermenêutica e na etnografia. Teve como campo de estudos o do Projeto Irecê, que é um Curso de Licenciatura em Pedagogia – Séries Iniciais/Ensino Fundamental oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia aos profissionais do quadro do magistério da rede municipal de Irecê, em parceria com a Prefeitura desse município. O que se quis foi compreender o a-con-tecer desse curso para construir interpretações sobre o que, em um currículo de formação, possibilita experiências que ampliam a esfera de presença. Na tentativa de construir um trabalho que não descuidasse nem da teorização, nem dos dados concretos de interpretação, tentou-se realizar um mergulho teórico, principalmente nos trabalho de Montesquieu, sobre o gosto e ampliação da esfera de presença; de Dewey, sobre experiência; de Nietzsche, sobre formação como tornar-se o que se é; e um mergulho no campo, através da imersão no cotidiano do curso e do diálogo com os professores-cursistas, os estudantes do curso. Tais mergulhos proporcionaram o entendimento da ampliação da esfera de presença como busca movida pelo prazer e impulsionada pela curiosidade, no movimento da experiência na formação e da formação na experiência. Proporcionaram, também, a percepção de que no a-con-tecer do Projeto Irecê ocorrem experiências formativas que ampliam a esfera de presença dos professores-cursistas, sobretudo no contato com as diversas linguagens, mas levaram também ao questionamento sobre a dimensão disso na rede municipal de educação.
ABSTRACT The intent of the research was to discuss the relationship between training and experience and the concept of the expanding the sphere of presence in teacher education, taking the idea of education as process and product. A qualitative research based on the principle of openness to experimentation, which sought inspiration in hermeneutics and ethnography. The field of studies is the Irecê Project, which is an undergraduated course in Education offered by the Faculty of Education of the Federal University of Bahia in partnership with the Board Education of the City. We seek to understand the quotidian of the course. A work that do not neglect neither the theory nor the interpretation of data. We tried to make a diving in the theory, especially in the work of Montesquieu, Dewey, Nietzsche, and an ongoing dialogue with the students of the course. This provided an understanding of the expanding the sphere of presence as a search motivated by pleasure and driven by curiosity, in the movement of experience in the training and training in the experience. It provided also the perception that, in the Irecê Project, does occur formative experiences in contact with various languages, and also touch other questions about the elementary education, the working place of these
Palavras-chave: Experiência
Formação de professores
Projeto Irecê
Ampliação da esfera de presença
Expanding the sphere of presence
Experience
Irecê Project
Training of teachers
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14474
Data do documento: 24-Jan-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Final.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.