Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14408
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Impacto do Programa Água para Todos (PAT) sobre a morbi-mortalidade por diarreia em crianças do Estado da Bahia, Brasil_8
Título(s) alternativo(s): Cad. Saúde Pública
Autor(es): Rasella, Davide
Autor(es): Rasella, Davide
Abstract: O objetivo do presente estudo foi avaliar o impacto do Programa Água para Todos (PAT), implantado no Estado da Bahia, Brasil, por ampliar a cobertura do saneamento básico em áreas de maior vulnerabilidade. Foram selecionados 224 municípios com informações vitais adequadas. Foi utilizado um desenho de estudo antes-e-depois controlado, efetuando uma análise de regressão multivariada para dados em painel com resposta binomial negativa a efeitos fixos do ano 2005 até 2008. A cobertura do PAT, como variável contínua, esteve associada negativamente (p < 0,01) com a taxa de mortalidade em menores de cinco anos. Os municípios com uma cobertura ≥ 10% tiveram uma redução de 39% (p < 0,05) na mortalidade por diarreia, de 14% (p < 0,01) na taxa de mortalidade em menores de cinco anos e de 6% (p < 0,05) nas internações hospitalares, em comparação com municípios sem cobertura ou com cobertura menor, ajustando-se pelas covariáveis. Não teve efeito na mortalidade por causas externas, utilizada como controle. Programas de saneamento básico, focalizados em áreas de maior vulnerabilidade, podem ter um grande impacto na redução das desigualdades em saúde.
Palavras-chave: Estudos de Avaliação
Saneamento Básico
Mortalidade na Infância
Diarreia
Evaluation Studies
Basic Sanitation
Child Mortality
Diarrhea
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Fiocruz
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14408
Data do documento: Jan-2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.