Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14320
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Abordagem etnográfica na pesquisa e intervenção em saúde mental
Título(s) alternativo(s): Ciênc. Saúde Coletiva
Autor(es): Nunes, Mônica de Oliveira
Torrenté, Maurice de
Autor(es): Nunes, Mônica de Oliveira
Torrenté, Maurice de
Abstract: Detivemo-nos sobre as particularidades das abordagens etnográficas na pesquisa em saúde mental, destacando razões pelas quais o tipo de conhecimento que a etnografia produz é relevante no contexto da Reforma Psiquiátrica e da biomedicalização da existência. Centramos nossa discussão na etnografia de base interpretativa no campo da saúde mental, enfatizando as bases teórico-metodológicas de um tipo compreensivo de apreensão do objeto que se aproxima de uma clínica do sujeito. Apontamos a centralidade do social/ cultural na apreensão etnográfica e as inflexões desta mediadas pelo próprio tipo de empreendimento metodológico etnográfico. Finalmente,tomamos a etnografia da loucura como objeto exemplar para evidenciar algumas dessas particularidades. Argumentamos que acessar pessoas psicóticas (ou outras que venham a falar dessas experiências) de lugares variados no seu cotidiano e situadas a partir de suas diversas inscrições sociais e, ao mesmo tempo, confrontar essas interpretações com outras dimensões interpretativas da sua realidade social e dentro das lógicas afeitas às suas psicologias locais é um procedimento relevante de onde certos aspectos do entendimento sobre a loucura (ou sobre as razões da sua incompreensão)podem emergir.
Palavras-chave: Etnografia
Saúde Mental
Psicose
Metodologia
Antropologia Interpretativa
Ethnography
Mental Health
Psychosis
Methodology
Interpretative Anthropology
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Abrasco
Citação: Nunes M de O, Torrente M de. Abordagem etnográfica na pesquisa e intervenção em saúde mental. Ciênc Saúde Coletiva 2013; 18(10): 2859-68.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14320
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monica Nunes. 2013.pdf_076,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.