DSpace

RI UFBA >
Instituto de Saúde Coletiva - ISC >
Artigos Publicados em Periódicos Nacionais (ISC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14318

Title: Diferenças entre as medidas do índice-h geradas em distintas fontes bibliográficas e engenho de busca
Other Titles: Rev. Saúde Pública
Authors: Barreto, Mauricio Lima
Aragão, Erika Santos de
Sousa, Luis Eugenio Portela Fernandes de
Santana, Táris Maria
Barata, Rita de Cássia Barradas
Keywords: Saúde Pública;Indicadores de Produção Científica;Indicadores Bibliométricos;Bases de Dados Bibliográficas;Bibliometria;Public Health;Scientifi c Publication Indicators;Bibliometric Indicators;Databases Bibliographic;Bibliometrics
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de São Paulo
Citation: Barreto ML; Aragão E; Sousa LEPF; Santana TM; Barata RB. Diferenças entre as medidas do índice-h geradas em distintas fontes bibliográficas e engenho de busca. Rev Saúde Pública 2013; 47(2): 231-8.
Abstract: OBJETIVO: Analisar a utilização do índice-h como medida do impacto bibliográfico da produção científica de pesquisadores brasileiros. MÉTODOS: Comparou-se a produção científica de pesquisadores brasileiros bolsistas 1-A do CNPq, das áreas da saúde coletiva, imunologia e medicina. Os índices-h de cada pesquisador foram estimados com base no Web of Science, Scopus e Google Acadêmico. Foram estimadas as medianas dos índices-h para os grupos de pesquisadores em cada área, e para comparar as diferenças foram usados, de acordo com cada fonte, o teste não paramétrico de Kruskal- Wallis e as comparações múltiplas de Behrens-Fisher. RESULTADOS: A área da imunologia apresentou mediana dos índices-h mais alta que os da Saúde Coletiva e da Medicina quando se utiliza a base Web of Science. Porém, essa diferença desapareceu quando a comparação foi feita utilizando a base Scopus ou o Google Acadêmico. CONCLUSÕES: A emergência do Google Acadêmico traz a um novo patamar as discussões sobre a medida do impacto bibliométrico das publicações cientificas. Áreas com fortes componentes profissionais, em que o conhecimento produzido é e deve ser publicado também na língua nativa, vis-a-vis sua difusão para a comunidade internacional, têm padrão de publicações e citações científicas diferente de áreas exclusivas ou predominantemente acadêmicas e mais bem captado pelo Google Acadêmico.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14318
ISSN: 1518-8787
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos Nacionais (ISC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mauricio Barreto. Diferenças entre as medidas. 2013.pdf107.33 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA