Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14094
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais
Título(s) alternativo(s): Revista Educar
Autor(es): Pretto, Nelson De Luca
Riccio, Nicia Cristina Rocha
Autor(es): Pretto, Nelson De Luca
Riccio, Nicia Cristina Rocha
Abstract: O artigo discute a formação continuada do professor universitário face à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e à explosão do uso da educação a distância no país. Para tal, parte-se de uma visão geral da expansão do ensino superior no país centrado na oferta de cursos a distância para analisar as necessárias transformações desse nível de ensino em função da cibercultura. Assim, o artigo aborda a importân- cia da compreensão das tecnologias digitais em rede como estruturantes de novas práticas comunicacionais, de formação e aprendizagem, com a necessidade de políticas públicas que visem à democratização do acesso a essas tecnologias. A formação continuada do professor universitário, nesse contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como processo formativo, dando ênfase à experiência da docência online como parte da necessária imersão no universo da cibercultura.
Palavras-chave: formação continuada
professor universitário
tecnologias digitais
educação a distância
experiência como formação
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Editora UFPR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14094
Data do documento: Mai-2010
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_pretto_nicia_ufpr_a10n37.pdf530,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.