Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13958
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeito a curto prazo do uso de corticoide versus salicilato sobre a mortalidade e curso clínico em pacientes com cardite reumática aguda: uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Fraga, Jéssica Souza
Autor(es): Fraga, Jéssica Souza
Abstract: Fundamentação Teórica: A febre reumática é uma doença inflamatória que acarreta graves consequências ao organismo. Apesar da maioria dos sintomas serem autolimitados, a cardite pode resultar em morbidade e mortalidade significativas. O tratamento específico ainda é controverso. Poucos estudos se propuseram a avaliar os benefícios a curto prazo do uso de corticoterapia. Objetivo: Analisar o efeito a curto prazo do uso de corticoide versus salicilato sobre mortalidade e curso clínico em pacientes com cardite reumática aguda. Metodologia: Revisão sistemática da literatura através de artigos das bases de dados: Pubmed, Bireme, Scielo e Cochrane. Resultados: Foram incluídos 6 ensaios clínicos, randomizados e não randomizados, comparando esses dois tratamentos. Mortalidade, curso clínico, alterações nos marcadores inflamatórios e avaliação da área cardíaca são descritos detalhadamente. Discussão: Apesar de não terem sido demonstradas diferenças estatisticamente significativas, a terapia com corticoide se mostrou melhor no controle de manifestações agudas em pacientes com cardite. Recorrência pós-terapia foi relatada nesses pacientes, com remissão posterior. Conclusão: Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de tratamento nos casos de cardite leve a moderada. O corticoide apresentou benefício estatisticamente significativo nos casos de cardite grave.
Palavras-chave: Febre reumática
Cardite reumática
Tratamento
Corticoide
Salicilato
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Graduação em Medicina
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13958
Data do documento: 26-Nov-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jéssica Souza Fraga.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.