Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13729
Tipo: Dissertação
Título: Prevalência de disfunção temporomandibular e fatores associados em professores do ensino fundamental II da rede pública
Autor(es): Cancio, Antonio Varela
Autor(es): Cancio, Antonio Varela
Abstract: As disfunções temporomandibulares (DTMs) representam um termo coletivo relacionado a um grupo de problemas musculoesqueléticos e articulares que afetam a Articulação Temporomandibular (ATM) e estruturas associadas. A etiologia da disfunção temporomandibular está associada a vários fatores, tais como alterações físicas, estresse, problemas emocionais, além de alterações psicossociais e de comportamento. A prevalência desta alteração ainda é fonte de questionamentos e controvérsias. Estima-se a presença de DTM em pelo menos 50% da população de adultos, destacando-se maior ocorrência no gênero feminino, na proporção de 5:1. O trabalho docente apresenta alguns fatores iniciadores, perpetuadores e predisponentes, tais como carga horária, tempo de serviço e aspectos socioeconômicos. Existem lacunas de informação quanto à prevalência de DTM em professores. Este trabalho tem como objetivo investigar a presença da DTM nesta população e verificar a associação aos fatores sócio-demográficos e condições de trabalho, de forma a propor medidas efetivas de controle e tratamento destas alterações. Foi realizado um estudo transversal com professores da rede pública do estado da Bahia, mediante aplicação de questionário contendo o Índice Anamnésico de Fonseca e questões relacionadas a condições sócio-demográficas. Os dados foram analisados descritivamente e utilizados os testes qui-quadrado e t-student para verificar possíveis associações, assumindo uma prevalência de 50% da doença, um nível de confiança de 95% e um poder de 80%. Os resultados encontrados demonstraram uma prevalência de 81,16% no grupo entrevistado, com indicações da influência das condições laborais e psicossociais no desenvolvimento, manutenção e agravamento da disfunção temporomandibular, porém sem significância estatística.
Palavras-chave: Articulação temporomandibular
Disfunção temporomandibular
Professores
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Odontologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13729
Data do documento: 19-Nov-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (POSDONTO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ODONTO_ Antonio Varela Cancio.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.