Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13270
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Escolha de parceiro para acasalamento em Ceratitis capitata (Wiedemann) (Diptera: Tephritidae): influência do envelhecimento dos machos no sucesso de cópula
Título(s) alternativo(s): Neotropical Entomology
Autor(es): Silva Neto, Alberto M. da
Dias, Vanessa Simões
Bravo, Iara Sordi Joachim
Autor(es): Silva Neto, Alberto M. da
Dias, Vanessa Simões
Bravo, Iara Sordi Joachim
Abstract: O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da senescência no sucesso de cópula e na secreção de feromônio sexual por machos de Ceratitis capitata (Wiedemann). O efeito do envelhecimento do macho sobre o acasalamento foi analisado utilizando-se machos com cinco e 21 dias de idade, através do seu sucesso de copula (escolha dos machos pela fêmea para cópula) e pela quantidade de machos que emitiram feromônio sexual. O sucesso de cópula foi avaliado através de várias proporções de machos jovens em relação a machos velhos pelo aumento do número de machos velhos:machos jovens de 1:1 até 5:1. O sucesso de cópula na proporção de 1:1 também foi avaliado em gaiola de campo. A avaliação do sucesso de cópula (na proporção 1:1) demonstrou clara preferência das fêmeas pelos machos jovens. A emissão de feromônio sexual foi mais comum em machos jovens do que em machos velhos. Mesmo em casos onde os machos velhos foram mais abundantes (proporções 2:1 e 3:1), as fêmeas continuaram escolhendo os machos jovens. Entretanto, as fêmeas não distinguiram mais os machos jovens em relação aos machos velhos nas proporções 4:1 ou 5:1. Os resultados indicam que o envelhecimento dos machos de C. capitata tem considerável efeito negativo sobre seu sucesso reprodutivo, especialmente se eles são encontrados em proporção menor do que 3:1.
Palavras-chave: Mosca-das-frutas
Comportamento sexual
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13270
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Biologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1519-566X2009000500002.pdf163,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.