Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13181
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da correlação entre os resultados de testes e a aplicação dos conceitos de gerenciamento de projetos para o modelamento matemático da durabilidade de um componente automotivo
Autor(es): Rosa, Silas Luis Sartori Paschoal da Silva
Autor(es): Rosa, Silas Luis Sartori Paschoal da Silva
Abstract: Existem inúmeras ferramentas para auxiliar os engenheiros de CAE no desenvolvimento de novos produtos, como por exemplo: CAD (computer aided design), CAE, CAM (computer aided manufacturing), QFD [1] e [2] e TRIZ [3], [4] e [5] entre outros. Este trabalho apresenta uma aplicação dos conceitos de gerenciamento de projetos para a simulação computacional da durabilidade virtual afim de auxiliar os profissionais da área de CAE no projeto de componentes automotivos. Neste trabalho, foram aplicados os conceitos do dFmea [6], [7], [8], [9], [10], para aprimorar os resultados obtidos na utilização dos conceitos do QFD e da TRIZ. Adicionalmente são aplicados os conceitos do diagrama P, matriz morfológica e matriz de Pugh. O método apresentado para aperfeiçoar a durabilidade utiliza a simulação computacional para correlacionar os resultados obtidos com a aplicação das ferramentas de gerenciamento de projetos. Para realizar a simulação computacional foi utilizado o software MSC_Nastran 2004 R2, Sol 101 (solução estática) [11]. Apresenta também as diferenças entre dois tipos de modelamentos matemáticos utilizando os pontos de fixação da peça avaliada de maneiras diferentes.Por fim, apresenta os resultados dos testes de laboratório, com o objetivo de comprovar a abordagem teórica apresentada.
Palavras-chave: Indústria automotiva
Durabilidade virtual
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13181
Data do documento: 10-Out-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silas Luis Sartori Paschoal da Silva Rosa.pdf11,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.