Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13150
Tipo: Tese
Título: Risco cardiovascular e os efeitos de diferentes modalidades de exercício terapêutico em pessoas vivendo com HIV/AIDS: Uma revisão sistemática
Autor(es): Gomes Neto, Mansueto
Autor(es): Gomes Neto, Mansueto
Abstract: A terapia antirretroviral potente (TARV) tem sido associada a uma variedade de efeitos adversos, o que aumenta a incidência de distúrbios funcionais, o risco de eventos cardiovasculares e diminui a qualidade de vida (QV) em pacientes com HIV. A identificação dos riscos cardiovasculares (RCV) e as limitações funcionais podem contribuir na elaboração de estratégias de prevenção e reabilitação de pacientes com HIV. Assim, o objetivo desta tese foi identificar os RCV em pacientes com HIV/AIDS e avaliar os efeitos de programas estruturados de exercícios físicos na condição cardiovascular, funcional e QV, através de revisão sistemática da literatura. As bases de dados consultadas foram: Medline, Scielo, Lilacs, e PEDro. Foram selecionados estudos que identificassem RCV em pacientes em uso de TARV e ensaios clínicos randomizados (ECRs) que avaliaram o efeito do exercício resistido (ER), exercício aeróbico (EA) e o treino concorrente, nos desfechos composição corporal, desempenho muscular, capacidade funcional aeróbica e QV. A escala PEDro foi utilizada para avaliação da qualidade dos ECRs. Em relação ao RCV em pacientes com HIV em uso de TARV, a revisão sugere um excesso de RCV quando comparado a pessoas não infectadas. A utilização da TARV foi associada com aumento nos níveis de colesterol, triglicerídeos, acumulo de gordura visceral e disfunção endotelial. Alguns regimes TARV aumentam risco de dislipidemia, doença cardiovascular, particularmente regimes contendo inibidores de protease. ECRs individuais sugerem que cada tipo de exercício contribui na melhora de diferentes parâmetros fisiológicos e funcionais. O ER foi associado com melhora significativa nos desfechos de composição corporal e desempenho muscular, o EA foi identificado por favorecer a melhora tanto da composição corporal quanto da capacidade aeróbica e o treino concorrente foi o que apresentou resultados significativos em todos os desfechos avaliados, devendo ser a modalidade de escolha na indicação do exercício terapêutico em pacientes com HIV.
Palavras-chave: Doenças Cardiovasculares
Exercício Terapêuticos
HIV
Qualidade de Vida
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13150
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Tese (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mansueto Gomes Neto - FINAL (22-08-2013).pdf5,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.