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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estratégias corporativas de marcas e estratégias sociais de diferenciação uma análise a partir do automóvel
Título(s) alternativo(s): Revista Tempo Social
Autor(es): Norberto, Elaine
Autor(es): Norberto, Elaine
Abstract: O texto analisa estratégias de corporações automobilísticas de modo a defender três idéias. Em primeiro lugar, os aspectos materiais/funcionais, por um lado, e simbólicos, por outro, estão intimamente relacionados na construção de uma marca automobilística. Da coerência dessas ações derivam sinergias que transformam a marca num operador simbólico entre a corporação e os atores do mercado. Em segundo, o operador simbólico, uma vez constituído, pode favorecer, ou restringir, o acesso da corporação a segmentos de mercados, o que está vinculado ao processo de globalização. Em terceiro lugar, isso ocorre em virtude de a função da marca ser um dispositivo usado em estratégias de diferenciação e construção de identidades sociais. No desenvolvimento dessas idéias, procura-se dialogar com autores contemporâneos que refletiram sobre a questão da significação, como M. Sahlins, J. Baudrillard e C. Castoriadis.
Palavras-chave: Marcas
Estratégias corporativas
Automóveis
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1311
Data do documento: 2004
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