Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13016
Tipo: Dissertação
Título: A percepção do papel do facilitador de processos grupais no curso para implantação das linhas do cuidado desenvolvido pela Escola de Saúde Pública e Diretoria de Atenção Básica do Estado da Bahia
Autor(es): Bahia, Sheila Virgínia de Almeida
Autor(es): Bahia, Sheila Virgínia de Almeida
Abstract: Nosso estudo visa compreender a percepção dos educandos acerca do papel do facilitador de processos grupais exercido pelos Coordenadores de Núcleos Microrregionais no âmbito do Curso para a implantação das linhas do cuidado, realizados pelos órgãos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. O Curso utilizou um desenho organizacional com momentos presenciais nos núcleos microrregionais, momentos de práxis nos serviços e à distância, através de um ambiente virtual de aprendizagem específico. Os educandos coordenadores do Núcleo Microrregional exerceram papel de liderança fundamental nos momentos presenciais, enquanto facilitadores de grupos, fazendo uso de metodologias ativas. Buscamos caracterizar o perfil de educandos e destes facilitadores, bem como a relação entre ambos nos momentos presenciais do curso em questão, além de levantar a forma como foi compreendida a função e a atuação do facilitador. O trabalho de campo contou com uma pesquisa qualitativa e descritiva da qual participaram 16 educandos situados em 06 macrorregiões distintas. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário à distância pela ferramenta limesurvey, em seguida foi realizada análise de conteúdo do material colhido, buscando interpretar os resultados à luz dos conceitos de grupo social e das questões relativas à dinâmica dos grupos, partindo da contribuição de Kurt Lewin, e da importância do papel do líder para a construção de relações interpessoais saudáveis que transcorram em climas sociais mais democráticos para a educação, partindo também da compreensão de Carl Rogers e Paulo Freire a fim de resgatar a perspectiva democrática e humanística necessárias nestas relações. Em suma, os educandos do Curso perceberam a atuação do Coordenador de Núcleo, enquanto facilitador de grupos, como sendo de característica democrática pela autenticidade de suas habilidades, suas atitudes e sua forma de ser, muito mais do que pelo seu saber meramente técnico. A atuação do líder desta forma favoreceu a predominância de uma atmosfera também democrática nas relações interpessoais, mesmo com traços comportamentais de liderança permissiva e também autoritária. O trabalho mostrou indicativos para as atuações dos educandos em processos educativos futuros (ou nos já existentes), onde apenas parte dos educandos considerou necessária uma autoanálise de suas limitações para avançarem na condução democrática dos grupos.
Palavras-chave: Percepção
Facilitador de grupos
Relações interpessoais democráticas
Pessoal da área de saúde pública
Educação
Perception
Group facilitator
Interpersonal democratic
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13016
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sheila V. de Almeida Bahia.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.