Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12977
Tipo: Dissertação
Título: O jardim dos caminhos que se bifurcam: um estudo sobre permanência e progressão de jovens egressos do ProJovem/Projovem Urbano na educação formal
Autor(es): Silveira, Olívia Maria Costa
Autor(es): Silveira, Olívia Maria Costa
Abstract: Diante das altas taxas de evasão e abandono de alunos de programas dirigidos a Educação de Jovens e Adultos, a presente pesquisa buscou identificar as razões que levaram jovens egressos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem – a mudarem o curso de suas histórias e, em determinado momento, concluir uma etapa da educação formal e avançar para a etapa seguinte. O estudo também investigou as estratégias utilizadas no enfrentamento das adversidades encontradas no percurso. A compreensão do fenômeno da permanência se deu a partir de duas proposições teóricas que articulam os aspectos do sujeito/indivíduo com o meio social de origem: o conceito de habitus proposto por Bourdieu e a Relação com o Saber elaborado por Charlot. A princípio contraditórios, a articulação entre os conceitos se dá por conta de novas proposições sobre habitus, assim utilizou as propostas de Souza, com sua classificação do habitus em primário, precário e secundário, e de Setton com o habitus híbrido. As relações entre juventude e contemporaneidade e informações sobre o ProJovem também foram abordadas. Foram entrevistados 19 egressos do ProJovem, que após a conclusão do ensino fundamental no Programa, se matricularam no ensino médio, nas cidades baianas de Juazeiro, Salvador e Vitória da Conquista. Para identificação e localização dos sujeitos, o estudo contou com o suporte de outras duas pesquisas desenvolvidas com egressos do ProJovem. Além de entrevista semiestuturada, utilizou-se de grupos focais para a coleta de dados. Os resultados foram trabalhados em três dimensões: caracterização dos sujeitos, os motivos que levaram a permanência e as estratégias de enfrentamento utilizadas. Dentre os sujeitos de pesquisa, observou-se a hegemonia das mulheres, mães, com idade acima de 25 anos, com histórico escolar de abandonos, que decidem retomar sua formação escolar, motivadas pelas demandas por melhores condições de vida e trabalho, preocupadas em ser um exemplo positivo para sua prole. De modo geral os egressos se utilizam de redes de apoio como forma de lidar com as dificuldades encontradas para se manter na escola. As entrevistas e grupos focais foram registrados e permitiram a elaboração de um produto audiovisual em formato documentário.
Palavras-chave: Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Brasil)
Juventude - Educação
Juventude – Política governamental
Juventude – Aspectos sociais
Youth
Permanence
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12977
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Olivia Silveira_TESE total revis. 06.05.2013.pdf4,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.