Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12928
Tipo: Dissertação
Título: Estudo taxonômico da ictiofauna de água doce da Bacia do Recôncavo Sul, Bahia, Brasil, com a descrição de duas novas espécies do gênero Characidium Reinhardt, 1867
Autor(es): Burger, Rafael
Autor(es): Burger, Rafael
Abstract: A Bacia do Recôncavo Sul está localizada entre os rios Paraguaçu e de Contas, em área quase inteiramente contida na região Baixo Sul do Estado da Bahia. As principais drenagens desta bacia são Jaguaripe, Jequiriçá, Una e das Almas. A Bacia do Recôncavo Sul está inserida no bioma Mata Atlântica, ambiente caracterizado pelo seu alto grau de endemismo, alta diversidade biológica, elevados índices de ocupação humana e degradação ambiental. Análises da literatura e de coleções ictiológicas nacionais revelam que a ictiofauna de água doce da região é quase completamente desconhecida. O presente trabalho teve como objetivos realizar estudo taxonômico das espécies de peixes de água doce das drenagens da Bacia do Recôncavo Sul e examinar em maior detalhe as espécies do gênero Characidium encontradas. Foram realizadas cinco expedições de campo e o material coletado foi identificado até o menor nível taxonômico possível. Um total de 41 espécies de peixes foi registrado, pertencentes a 28 gêneros, 12 famílias e seis ordens (18 Characiformes, 13 Siluriformes, cinco Perciformes, duas Cyprinodontiformes, duas Gymnotiformes e uma Synbranchiformes). Foram encontradas quatro espécies reconhecidamente novas, além de nove possivelmente novas, três espécies consideradas, até o momento, como endêmicas da área de estudo, quatro exóticas e uma ameaçada de extinção. São apresentados comentários sobre problemas taxonômicos e distribuição de alguns táxons e uma chave de identificação para as espécies amostradas na área de estudo foi elaborada. A drenagem do rio das Almas é sugerida como de grandeimportância para conservação. Neste trabalho, duas espécies novas são descritas, ambas pertencentes ao gênero Characidium.
Palavras-chave: Peixes de água doce
Inventário taxonômico
Baixo Sul
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12928
Data do documento: 12-Set-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGBioEvo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL_BURGER_DEFINITIVA.pdf14,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.