Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12894
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação das ações de controle da infecção esquistossomótica nas localidades de Cachoeira - Bahia, Bacia do Paraguaçu, 1982-1992
Título(s) alternativo(s): Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
Autor(es): Santana, Vilma Sousa
Teixeira, Maria da Glória Lima Cruz
Santos, Cristina C. P.
Autor(es): Santana, Vilma Sousa
Teixeira, Maria da Glória Lima Cruz
Santos, Cristina C. P.
Abstract: Esta investigação busca avaliar a efetividade das ações destinadas ao Programa de Controle da Esquistossomose, PCE, em um município da Bahia, a Região da Bacia do Paraguaçu. Os dados são provenientes das fichas PCE-111 da SUCAM/FNS, registrados rotineiramente, nas 111 localidades identificadas entre 1982 e 1992. A infecção foi diagnosticada através de exames de fezes (Katz-Kato). A análise da prevalência da infecção baseou-se nas tendências da evolução temporal e distribuição espacial. Identificou-se quatro padrões típicos de evolução, sendo que os mais comuns são os de recorrência da infecção (67,6 %). O controle ocorreu em 22,5% enquanto a expansão da infecção apareceu em apenas 9,9% das localidades. No geral, a tendência foi de redução da prevalência, particularmente no período entre 1982 e 1985, ascendendo posteriormente para valores, que não atingem o patamar inicial. Verificou-se também impacto na redução relativa do número de localidades que apresentavam prevalência abaixo de 5%, indicativas de controle. Não foi possível examinar a evolução da intensidade da infecção ou mesmo da ocorrência de formas graves ou óbitos que poderiam apresentar um quadro mais completo da efetividade das ações desse programa.
Palavras-chave: Esquistossomose
Controle
Avaliação
Tendência temporal
Distribuição espacial
Editora / Evento / Instituição: Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12894
Data do documento: 1996
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
55555555555555555.pdf594,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.