DSpace

RI UFBA >
Escola de Enfermagem >
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) >
Teses de Doutorado (PPGENF) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12868

Title: Modos de ser do idoso com sequela de acidente vascular cerebral: cuidado familiar
Authors: Pedreira, Larissa Chaves
???metadata.dc.contributor.advisor???: Lopes, Regina Lúcia Mendonça
Keywords: Enfermagem;Serviços de assistência domiciliar;Filosofia;Idoso;Acidente cerebral vascular;Saúde do portador de deficiência ou incapacidade
Issue Date: 10-Jul-2009
Abstract: Esse trabalho teve como objeto os modos de ser do idoso com sequela de acidente vascular cerebral (AVC) sendo cuidado no domicílio pela família e, como objetivo, compreender esses modos de ser. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica pautada em Martin Heidegger e sua obra Ser e Tempo. Foi realizada entrevista fenomenológica com 5 idosos após aprovação do comitê de ética e aceite destes em participar da pesquisa. Os idosos estavam inscritos em 2 programas de assistência domiciliar, possuíam sequela de AVC, e estavam no domicílio, levando o seu cotidiano com a ajuda de familiares. As entrevistas gravadas foram realizadas no domicílio e, após a transcrição e leitura, foram construídas as unidades de significado: Ex-siste em um cotidiano vazio; Encontra-se em situação de dependência; Angustia-se pelo seu ser-no-mundo; Revive o passado; Substitui o ser-com pelo ser-junto. Submetendo essas unidades a hermenêutica heideggeriana, construí as unidades de significação: Temporaliza o vigor de ter sido de modo impróprio; Vivencia sua presença, na maioria das vezes, na historicidade imprópria; Vivencia o seu ser-no-mundo, na maioria das vezes, como ente meramente presente. Compreendi então, a partir destas, que esses idosos vivenciam seu cotidiano muito mais impropriamente do que propriamente, e que os modos de ser apresentados, dependem da sua temporalidade, influenciada por fatores como: relações familiares, redes de apoio, nível sócio econômico e educacional, localização e extensão do AVC, personalidade entre outros. Esses elementos irão refletir na maneira como cada um se porta, diante das demandas de mundo, e como responde a essas, através de modos de ser.
Description: Banca Examinadora: Regina Lúcia Mendonça Lopes, Célía Pereira Caldas, Acylene Maria Cabral Ferreira, Maria do Rosário de Menezes, Álvaro Pereira, Dora Sadigursky e Dante Augusto Galeffi.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12868
Appears in Collections:Teses de Doutorado (PPGENF)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2ª def.de Tese - Larissa Chaves Pedreira.pdf611.79 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA