DSpace

RI UFBA >
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC >
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) >
Artigos Publicados em Periódicos (Poscultura) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1286

Title: Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo?
Other Titles: 5º SOPCOM – Comunicação e Cidadania
Authors: Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
Editors: Martins, Moisés de Lemos
Pinto, Manuel
Keywords: Discurso publicitário;representações da velhice;consumo na terceira idade
Issue Date: 2007
Abstract: O texto busca compreender como o discurso publicitário, especialmente dirigido a cidadãs e cidadãos com 60 anos ou mais, no Brasil, procura despertar e incentivar este público para a prática do consumo, por meio de estratégias discursivas afinadas com significados de positivação e de construção de novas maneiras de interpretar e viver a velhice. Destaca como o marketing e a publicidade acompanham os fenômenos demográfico e mercadológico contemporâneos. Apresenta dados estatísticos que revelam algumas práticas preferenciais de consumo do público idoso e que terminam por instaurar novos nichos de mercado consumidor. Analisa como a publicidade se dirige a este segmento, direcionando para ele a venda de bens e serviços.
Description: Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1286
ISSN: 978-989-95500-1-8
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (Poscultura)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
AnnaMaria da Rocha Jatobá.pdf(3).pdf227.11 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA