Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12798
Tipo: Dissertação
Título: Uso social das coisas: Bahia Marina na construção de autoimagens
Autor(es): Carvalho, Breno da Silva
Autor(es): Carvalho, Breno da Silva
Abstract: Na presente dissertação, analiso as formas de consumo do equipamento náutico Bahia Marina, situado em Salvador/Bahia, a fim de compreender o uso social que os distintos grupos de consumidores – constituídos por locatários de vagas para embarcação, clientes dos restaurantes e públicos das festas de verão e de música eletrônica – realizam deste espaço. Assim, considero o lazer como atividade mediadora e integrada ao consumo, sendo ambos responsáveis e contribuintes para a construção da autoimagem do ator social moderno, o qual compreende a existência de espaços prévios e nítidos para sua ocupação em cada um dos estratos sociais. A Bahia Marina, por sua vez, reposiciona este sujeito frente à sua rede social, permitindo que ambos – coletivo e indivíduo – renegociem suas normas internas e seus campos de socialização, legitimando a autoimagem construída e permitindo que este indíviduo venha a ser mediante o outro. In this dissertation, I examine critically the consumption at the Bahia Marina’s place, located in the city of Salvador, Bahia State, Brasil, to understand the social use that different consumer groups – such as the renters of ship lots, restaurant goers and the summer parties goers, as well as the people who attend to the electronic music parties – do at this area. Therefore, I assume that the amusement is an activity at the same time intermediary and integrated to the consumption, being both responsible and contribuitive to the construction of the modern social actor’s self-image, who is aware of the existence of clear and predesigned spaces to his occupation in each and every social stratus. The Bahia Marina, by its side, relocates this subject to its social network, allowing both – collectively and individually – renegotiate their intern rules and its socialization fields, legitimating the built self-image and allowing this individual being to become a being through the other.
Palavras-chave: Antropologia do consumo
Lazer
Bahia Marina
Sociabilidade
Autoimagem
consumption anthropology
Amusement
Sociability
Self-image
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12798
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.