Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1272
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Precificação e Valor: Um Estudo sobre a Influência da Força das Marcas
Título(s) alternativo(s): Revista de Contabilidade da Ufba
Autor(es): Paixão, Roberto Brazileiro
Bruni, Adriano Leal
Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira
Autor(es): Paixão, Roberto Brazileiro
Bruni, Adriano Leal
Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira
Abstract: O presente estudo tem o objetivo de avaliar a relação entre duas variáveis: preço e força de marca. A precificação, enquanto variável mercadológica, faz com que o consumidor tenha outras associações com o produto, além da simples visão de custo de aquisição. Sendo assim, a aplicação de preços deve focalizar a maximização dos benefícios dessas associações, tendo em vista os resultados da empresa. Tem-se que os preços superiores de produtos ou serviços são conseqüências de estratégias de diferenciação, destacando-se as que reforçam a força da marca. A pesquisa analisou dados de preços coletados de 51 categorias de produtos e do ordenamento da força da marca para cinco marcas de cada categoria. Objetivou-se analisar as associações entre os preços cobrados e a força das marcas. Os testes estatísticos do quiquadrado e de correlação não paramétrica de Kendall e Spearman não permitiram concluir que preços superiores estão associados a marcas mais fortes, para a maioria das categorias. A análise de conglomerados permitiu visualizar que existem marcas fortes que cobram preços superiores, marcas fortes que cobram preços mais baixos, marcas com baixa força e que cobram preços superiores e marcas com baixa força que cobram preços mais baixos, além das que adotam uma estratégia intermediária. Sugere-se que outras variáveis, além das duas estudadas, influenciem a decisão de preço, como o volume de vendas, o ponto de venda, dentre outras.
Palavras-chave: Preço
Força de marca
Valor
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1272
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Ciências Contábeis)
Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1838.pdf217,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.